A trajetória do setor vinícola se entrelaça com a da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Para celebrar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Estado, o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lança um selo comemorativo para aplicação nas garrafas de vinhos, espumantes e sucos de uva das vinícolas gaúchas.
O lançamento ocorreu em um momento de degustação das bebidas, nesta segunda-feira-feira (28/04), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A ação será concretizada após a sanção, pelo governador Eduardo Leite, da lei que reconhece o vinho e o espumante como produtos símbolo do Rio Grande do Sul, cujo projeto é de autoria do presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália, o deputado estadual Guilherme Pasin.
O Consevitis-RS produzirá cerca de 100 mil unidades do selo, que serão distribuídas gratuitamente às vinícolas gaúchas interessadas. A impressão do material conta com a parceria da empresa LL Rótulos e Etiquetas. O selo, que já havia sido criado dentro da identidade visual dos 150 Anos da Imigração Italiana, recebeu um complemento, a frase “Vinho gaúcho é herança dos 150 Anos - Imigração Italiana no RS”, agregando um destaque especial ao setor vitivinícola.
O objetivo da iniciativa é valorizar o setor vitivinícola e mobilizar as vinícolas, especialmente aquelas com DNA italiano em sua história, na celebração dessa importante data. Essa não é a primeira iniciativa para promover o setor vitivinícola por meio da identificação de produtos locais. A partir das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, o Consevitis-RS lançou um selo especial para destacar vinhos, espumantes e sucos de uva gaúchos nos pontos de venda, incentivando o consumo desses produtos em meio à crise. Na ocasião, foram impressas 500 mil unidades do selo.