Janeiro chegou com sensações potencializadas na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Além de ser o momento de ouro do setor, com a colheita de uva, a empresa protagonizou uma celebração emblemática: seus 95 anos de trajetória, iniciada em 1931 com 73 produtores cooperados determinados a transformar não só uvas em vinhos, mas sonhos em realidade.
"Chegar aos 95 anos é mais do que celebrar o tempo: é reconhecer a coragem dos que começaram essa história, a resiliência de quem atravessou os momentos mais difíceis e a união de cooperados e colaboradores que, todos os dias, seguem construindo uma Garibaldi forte, inovadora e comprometida com seu propósito de cultivar a vida em harmonia", brinda o presidente da cooperativa, Oscar Ló.
Surgida em um cenário desafiador, marcado por dificuldades econômicas e logísticas, a Vinícola Garibaldi edificou seu caminho ao longo de quase um século a partir da combinação entre união e visão de futuro. A longa travessia passou por momentos de grande expansão, assim como por fases em que a confiança foi testada, mas o saldo dessa jornada confirma o florescer de uma organização sólida, pujante e em constante evolução.

Garibaldi consolida-se no filão de espumantes (Foto: Augusto Tomasi)
Os resultados refletem esse vigor. Em 2025, as vendas de espumantes efervesceram 10% em relação ao ano anterior, consolidando a importância dessa categoria dentro do portfólio da cooperativa, responsável por 46% do faturamento total da marca. A produção também se renova: em 2025, a Garibaldi lançou três espumantes – o Garibaldi Floratta e os moscatéis Vero Branco e Rosé –, com a expectativa de repetir a dose e crescer 10% em 2026. Como parte das comemorações dos 95 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta ainda a linha de vinhos Garibaldi Harmonia.
Repletos de sabores, os rótulos promovem inovação e reforçam a imagem sustentável da Garibaldi no campo. Hoje com 470 cooperados que cultivam 1,2 mil hectares de uvas em quase 20 municípios da Serra Gaúcha, a cooperativa caminha para o centenário de sua fundação aliando tradição e inovação.

Cooperativa apostou na reconversão de vinhedos (Foto: Augusto Tomasi)
Esse ciclo de expansão vem alicerçado em um planejamento estratégico que tem ajudado a cooperativa a se sobressair no mercado nos últimos 15 anos. O plano teve início com a reconversão de parte dos vinhedos dos cooperados, ampliando as áreas de cultivo de uvas viníferas. Junto com isso, o suporte técnico oferecido aos produtores também cresceu. Um dos principais benefícios foi o aprimoramento das práticas de manejo e cultivo, que ajudaram a elevar a qualidade da uva. A adição de tecnologias no campo também atua nesse sentido, permitindo aos cooperados o controle da produção, dos equipamentos e dos insumos utilizados.
Os investimentos, que se complementam com a ampliação da capacidade de armazenagem da vinícola, bem como das experiências no complexo enoturístico, têm feito a Garibaldi cada vez mais relevante. Hoje, são 100 produtos de 19 marcas, reconhecidos por medalhas nacionais e internacionais nos últimos 10 anos – só em 2025 foram mais de 70 prêmios conquistados – e pelas distinções entregues pelo mercado, como de melhor fornecedora de espumante pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e de marca preferida e mais lembrada por executivos do Estado no Marcas de Quem Decide.