Caxias do Sul 05/10/2026

Por mês, indústria da Serra Gaúcha envia 450 mil utensílios para todo o Brasil

Frigideiras lideram a procura, com 57% dos itens distribuídos, e supermercados dominam os negócios
Produzido por Silvana Toazza, 05/10/2026 às 10:55:38
Por mês, indústria da Serra Gaúcha envia 450 mil utensílios para todo o Brasil
A partir da unidade industrial em Flores da Cunha (RS), companhia estrutura distribuição no país
Foto: Gabriel Matias Bourscheid, divulgação

Ela foi fundada em 1987, em Caxias do Sul, mas em 2023 inaugurou sua nova planta industrial em Flores da Cunha. E é desse munícipio gaúcho conhecido pela produção de uvas que azeitou sua operação logística que a posiciona como a segunda maior em capacidade produtiva no segmento de utensílios antiaderentes no Brasil.

Estamos falando da Multiflon, que orgulha-se de números fervorosos: a expedição, em média, de 450 mil unidades por mês para 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal, utilizando diferentes estratégias de transporte e distribuição conforme a região, o volume e as características de cada operação. Frigideiras lideram a procura, com 57% dos itens distribuídos, e supermercados dominam vendas por canais, absorvendo 56% dos negócios, seguidos pelo varejo, com 29%; distribuidores, com 12%; digital, com 1%; e hotéis, bares e restaurantes, com 1%.

O modelo combina vendas diretas com a atuação de representantes e distribuidores, enquanto a entrega é realizada predominantemente por transportadoras terceirizadas. A maior concentração das entregas figura no Sul, responsável por 44% do volume, seguido pelo Sudeste, com 39%. Nordeste representa 9%, enquanto Centro-Oeste e Norte respondem, cada um, por 4%. O tempo médio de atendimento e reposição é de cinco dias.

Capacidade e novidades

A ampliação da estrutura industrial em Flores da Cunha, há três anos, também permitiu melhorar a organização dos espaços de armazenagem, a movimentação dos produtos e o fluxo de expedição, elevando em 30% a capacidade logística. Também impulsionou o desenvolvimento de novos produtos e resultou em um aumento de 26% no quadro de colaboradores. A expansão dá à empresa maior margem para absorver crescimento, ampliar a variedade de itens e responder a picos sazonais de demanda.

Entre os projetos em desenvolvimento está a fabricação de racks metálicos para substituir o uso de paletes e filmes plásticos na movimentação e no transporte interno, reduzindo materiais descartáveis e custos sem comprometer a proteção dos produtos. Além do Brasil, a marca está presente em mais 11 países da América Latina.

Principais produtos distribuídos

yes Frigideiras - 57%

yes Panelas/Caçarolas - 12%

yes Fervedores - 10%

yes Conjuntos - 10%

yes Panelas de pressão - 4%

yes Formas - 3%

yes Utensílios - 2%

yes Soluções diversas - 2%