Caxias do Sul 27/05/2024

Parceria garante redução anual de 510 toneladas de gases de efeito estufa

Quantidade equivale ao plantio de 3,6 mil árvores e à queima de 240 mil litros de gasolina em 12 meses
Produzido por Silvana Toazza, 28/04/2024 às 16:28:29
Parceria garante redução anual de 510 toneladas de gases de efeito estufa
Matriz da Fruki localiza-se em Lajeado
Foto: Fruki Bebidas, divulgação

Cliente da farroupilhense Mercatto Energia há mais de uma década, a Fruki Bebidas conquistou resultados impressionantes em 2023, deixando de emitir 510,4 toneladas de gases de efeito estufa - CO² (dióxido de carbono). A quantia corresponde ao plantio de 3.644 árvores e à queima de 240,4 mil litros de gasolina pura.

Dessa forma, a companhia de Lajeado acaba de receber, mais uma vez, o Certificado de Uso de Energia Renovável concedido pela Mercatto Energia em seu relatório pertinente ao ano anterior. O “selo verde” confirma que, ao investir no Mercado Livre de Energia, adquirindo energia elétrica oriunda de fontes incentivadas e renováveis (leia-se eólica, solar, de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas), a Fruki contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável e limpa.

"A atenção às questões ambientais é um compromisso da Fruki desde os primeiros anos da empresa. Sempre estivemos atentos e vamos seguir vigilantes nas ações de sustentabilidade. Nos anos de 2023 e 2022, tivemos desempenhos semelhantes nas reduções mensuradas no certificado. Agora, com a nova fábrica, marcada por eficiência energética e economia de energia, temos como objetivo melhorar ainda mais nossos ecoindicadores", salienta Fabíola Eggers, gerente institucional da Fruki Bebidas.

Energia de fontes renováveis, como a eólica, ganha evidência

Economia no caixa e forte apelo ambiental

De acordo com a Mercatto Energia, referência em comercialização de energia elétrica e gestão estratégica de geração e consumo, o certificado representa a materialização do papel protagonista da empresa na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), além da contribuição para a transformação da matriz energética do país e do planeta.

Isso porque o Mercado Livre propicia até 40% de redução na fatura de energia elétrica, além de neutralizar a emissão de poluentes. Nesse filão, as companhias têm autonomia para escolher os fornecedores desse insumo vital, com contratos mais longos e vantajosos em relação ao setor cativo (tradicional, vinculado à distribuidora regional). Ou seja, adquirir energia elétrica do Mercado Livre assegura economia no caixa e forte apelo de preservação ambiental.

“O cuidado com as práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa) é extremamente forte hoje nas empresas, que vêm buscando uma gestão mais equilibrada no meio ambiente”, destaca o engenheiro de energia e de segurança no trabalho Daisson Marques, coordenador técnico da Mercatto Energia.

Parceria consolidada

Por 12 anos consecutivos, a Fruki recebe o Certificado de Uso de Energia Renovável da Mercatto Energia. Para contabilização dos resultados, foi aplicada a abordagem do GHG Protocol, que é amplamente utilizada por empresas e governos em todo o mundo para implementar inventários de GEE, além de atender ao padrão ISO 14064 e à metodologia de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O objetivo do lançamento do programa brasileiro GHG Protocol é melhorar a capacidade técnica e institucional das empresas para gerir as emissões de GEE. Essa é uma das principais ferramentas para identificar e calcular as emissões de gases de efeito estufa e apoiar sua gestão, sendo utilizado pelas maiores empresas do mundo.

Nova fábrica da Fruki em Paverama/RS (foto:Vinny Oliveira, divulgação)

Economizar em energia elétrica propicia um fator de competitividade extraordinário que no caso da Fruki Bebidas se traduz numa empresa sempre com o olhar no horizonte de crescimento. Tanto que a companhia, com matriz em Lajeado, anunciou nos últimos meses o início da produção na nova fábrica de Paverama (RS), com capacidade de fabricar até 52 mil garrafas PET de 500ml por hora.

Resultado de investimento de R$ 178 milhões, a nova planta industrial alia alta tecnologia e sustentabilidade. A nova unidade tem capacidade de produzir cerca de 200 milhões de litros de bebidas por ano, que se somam aos 420 milhões da fábrica de Lajeado (RS), o que resulta num incremento de 50% na capacidade produtiva total da Fruki Bebidas. Esse aumento impulsiona o crescimento projetado para os mercados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Neste momento, a nova planta produz refrigerantes Fruki, Frukito e envasa a água mineral, Água da Pedra.

Toda tecnologia garante alta segurança nos processos, maior produtividade e controles automatizados, podendo duplicar a área total no futuro.

Mercatto Energia

A Mercatto Energia é uma empresa gaúcha referência no Mercado Livre de Energia Elétrica, comercializando energia, prestando consultoria e representando os clientes junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é o órgão regulador do mercado. Tem matriz em Farroupilha e unidade em São Paulo.

enlightenedMatriz em Farroupilha - RS

enlightenedLocalizada em: Centro Comercial Dona Ruth

enlightenedEndereço: Rua Ângelo Antonelo, nº 93 - 10º andar – Centro.

enlightenedTelefone: (54) 3412-1120

enlightenedEscritório de SP

enlightenedAvenida Santo Amaro, 1.047, Sala 1905 (Ed. The Villa Nova Conceição) - Vila Nova Conceição

enlightenedE-mail: comercial@mercattoenergia.com.br

enlightenedSite: https://www.mercattoenergia.com.br/

Leia também:

Como uma empresa de Farroupilha integra as 100 melhores para trabalhar no país

Empresa da Serra anuncia a instalação de cinco escritórios de negócios no país

“Para empreender não tem idade, mas exige mentalidade e resiliência”

A expansão do mercado de créditos de carbono