Caxias do Sul 29/04/2024

Como uma empresa de Farroupilha integra as 100 melhores para trabalhar no país

Valorização e plano de carreira garantiram a classificação pelo 3º ano consecutivo no cobiçado GPTW
Produzido por Silvana Toazza, 16/04/2024 às 10:05:10
Como uma empresa de Farroupilha integra as 100 melhores para trabalhar no país
Equipe credenciou a companhia ao ranking
Foto: Mercatto, divulgação

POR SILVANA TOAZZA

O reconhecimento não decorre somente do salário justo, nem apenas das bonificações extras entregues durante o ano. Envolve também, e principalmente, a certeza de sentir-se parte ativa da equipe, enxergar um plano de carreira delineado e assumir responsabilidades em projetos-chave.

Com a autoestima elevada, os mais de 50 colaboradores da Mercatto Energia – companhia com sede em Farroupilha, unidade em São Paulo e atuação nacional – a credenciaram a ingressar, pelo terceiro ano consecutivo, no seleto time das 100 melhores empresas para se trabalhar no país, figurando no cobiçado ranking Great Place to Work (GPTW). A certificação reafirma o compromisso da organização com a excelência no ambiente corporativo.

“A cada ano, analisamos ponto a ponto as respostas do relatório e refletimos sobre o que podemos melhorar. Foi assim que implementamos, por exemplo, a trilha de carreira, com enfoque em mentoria individual junto aos gestores. E está dando certo, pois a nota vem subindo”, comemora Sheridan Formigheri Brandão, diretora administrativa financeira da Mercatto Energia.

"O colaborador sente-se protagonista", define Sheridan Formigheri Brandão (foto: Laoni Nunes)

Para alcançar esse lugar de destaque em uma pesquisa tão reconhecida, a gestora de energia elétrica, com foco na comercialização e na consultoria do Mercado Livre, implementou políticas consistentes de benefícios e valorização para atrair e reter talentos. Para isso, o setor de Recursos Humanos passou a contar com o auxílio de uma psicóloga.

Deu muito certo. A Mercatto não só carimbou o passaporte enquanto uma empresa com o ambiente de trabalho inspirador, como vem evoluindo em pontuação ano a ano, tendo atingido nota superior a 90 no último relatório.

“Todas as sugestões, as opiniões, as ideias, são analisadas. Nenhuma passa em branco. Nem todas levamos adiante, mas damos retorno, e a maioria é aceita. O funcionário sente-se protagonista, pois temos a cultura de valorização do nosso time”, salienta Sheridan.

Melhoria do clima ao lado de expansão

O Índice de Confiança do GPTW conta com pesquisa de clima organizacional respondida pelos próprios colaboradores. A melhoria no ambiente de trabalho vem ao encontro do crescimento da Mercatto, que quadruplicou o tamanho da equipe (de 14 funcionários, em 2020, para mais de 50 hoje). A sede foi duplicada, com a mudança de endereço para Farroupilha – antes, a matriz localizava-se em Caxias do Sul. Agora, já figura no grupo das top 10 entre as maiores arrecadadoras de impostos do município.

Um plano ambicioso de expansão no país, aprovado para 2024, elevará esse time para 100 pessoas até o final do ano, com cinco novos escritórios de negócios a serem instalados no Brasil.

Mercado de energia elétrica é complexo

Não se está falando aqui de profissionais-padrão, mas de técnicos, uma vez que o mercado de energia elétrica é complexo e exige conhecimento específico, frequentemente de graduados em cursos superiores como o de engenharia de energia (com poucas universidades que oferecem a opção no RS – uma delas localizada em Bagé –, e nenhuma na região).

Hoje 30% do corpo técnico atuando na companhia é formado por engenheiros com especialidade em energia. Além de serem oriundos de faculdades de outras regiões e Estados, os profissionais da empresa são moradores não só de Farroupilha, mas de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Bento Gonçalves, e se deslocam diariamente até a sede da empresa farroupilhense.

Sede da Mercatto abriga um amplo espaço batizado de Sala de Descompressão

Cerco à rotatividade

O Mercado Livre de Energia é um setor complexo, que exige disponibilidade para aprender todos os dias. Diminuir a rotatividade da equipe é uma meta perseguida pela Mercatto. Até porque, numa empresa de serviços focada em comercialização e consultoria de energia elétrica, o capital humano é o principal ativo. As melhores tecnologias da empresa situam-se nos cérebros do time.

“Melhoramos muito o recrutamento e a seleção tornou-se mais assertiva para baixar a rotatividade. E conseguimos”, orgulha-se Sheridan Formigheri Brandão, diretora administrativa financeira da Mercatto Energia, onde atua há quase quatro anos, com experiência anterior na RGE.

Para aconselhar outras empresas que sonham em ingressar no seleto time das melhores para trabalhar, sendo ranqueadas no GPTW, a executiva usa da emoção para demonstrar o espírito coletivo da companhia:

“O coração da Mercatto são as pessoas. Enquanto empresa, pensamos diariamente nisso e, cada vez mais, trabalhamos para que sintam-se felizes, reconhecidas, acolhendo ideias e projetos. Somos um time, porque ninguém consegue fazer nada sozinho. Aqui, o funcionário tem a possibilidade de se desenvolver, criamos grupos de trabalho, para que todos se sintam valorizados”, finaliza Sheridan.

A preocupação com o ambiente de trabalho é tamanha que a nova sede da Mercatto abriga um amplo espaço batizado de Sala de Descompressão, municiado de puffs, cadeiras, mesas, área de café e alimentação, para propiciar pausas ao longo da jornada criativa.

Sheridan Formigheri Brandão concede entrevista exclusiva à jornalista Silvana Toazza (foto: Marcos Fernando Kirst)

Benefícios além da remuneração

A Mercatto Energia aposta na fidelização e no engajamento da equipe para mantê-la próxima, confiante e atuante, sempre com novos desafios. Entre os diferenciais oferecidos aos colaboradores, a empresa agrega agrados simpáticos para garantir a motivação, como o Day Off, projeto em que o funcionário pode escolher um dia de folga no mês de seu aniversário, em combinação com o gestor.

Os profissionais também recebem bonificação, vinculada ao aumento de clientes na carteira do Mercado Livre de Energia Elétrica. O objetivo é que, com a expansão da empresa, esse prêmio financeiro possa ser mais robusto, justificando sua distribuição mensalmente. Ou seja, que cada colaborador possa receber “dois salários” no mês (o seu e o extra). Já a equipe comercial possui uma política de recompensas diferenciada e própria.

A saber: a certificação Great Place to Work (GPTW) segue metodologia de instituto internacional. É conferida às melhores organizações para trabalhar no país. O diagnóstico é obtido a partir de amplo questionário respondido pelos próprios funcionários, que atestam se o ambiente de trabalho é favorável ao desenvolvimento profissional das equipes.

Mercatto Energia

A Mercatto Energia é uma empresa gaúcha referência no Mercado Livre de Energia Elétrica, comercializando energia, prestando consultoria e representando os clientes junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é o órgão regulador do mercado.
Figura entre as 10 maiores arrecadadoras de impostos de Farroupilha. Tem atuação nacional.

enlightenedLocalizada em: Centro Comercial Dona Ruth

enlightenedEndereço: Rua Ângelo Antonelo, nº 93 - 10º andar - Centro, Farroupilha - RS

enlightenedTelefone: (54) 3412-1120

enlightenedEscritório de SP: Avenida Santo Amaro, 1.047, Sala 1905 (Ed. The Villa Nova Conceição) - Vila Nova Conceição

enlightenedE-mail: comercial@mercattoenergia.com.br


enlightenedSite: https://www.mercattoenergia.com.br/

Leia também:

“Para empreender não tem idade, mas exige mentalidade e resiliência”

A expansão do mercado de créditos de carbono

Empresa da Serra anuncia a instalação de cinco escritórios de negócios no país