Caxias do Sul 08/05/2024

LIVRARIA NOBEL prorroga contrato com shopping por mais 90 dias

Prevista para fechar as portas no último final de semana, franquia caxiense conseguiu renegociar acordo e segue no Bourbon San Pellegrino
Produzido por Marcos Fernando Kirst e Silvana Toazza, 01/02/2021 às 14:00:09
LIVRARIA NOBEL prorroga contrato com shopping por mais 90 dias
Franquia está no shopping desde 2010
Foto: Iseberg Preussler Nonemacher

Sacudido pela informação de fechamento da Livraria Nobel no final de janeiro, o setor livreiro respira momentaneamente mais aliviado com a renegociação dos gestores da franquia junto ao Shopping Bourbon San Pellegrino.

A livraria havia anunciado para 30 de janeiro (ou seja, no último sábado) a despedida da loja (leia AQUI), que está no centro comercial desde sua abertura, em 2010, mas sob a atual gestão há quatro anos. Porém, uma nova rodada de tratativas garantirá que a Nobel permaneça pelo menos até o final de abril no ponto, nas proximidades da Lojas Americanas.

Em entrevista ao portal, Iseberg Preussler Nonemacher, proprietária da Nobel Caxias ao lado do marido Maurício Luis Nonemacher, confirma que houve a retomada das negociações e o acerto de prorrogação do contrato por mais três meses.

O principal impasse se dá em relação aos custos de condomínio, segundo a proprietária. Não está descartada que a loja se mantenha além dos 90 dias, mas estuda-se a possibilidade de agregar outros produtos além dos livros, como brinquedos, outro braço da Nobel.

“O mercado do livro tem vida ainda. O ponto é muito bom, com estacionamento, restaurantes e mercado, facilidades que atraem constantemente clientes para a loja”, salienta Iseberg.

Os 90 dias são o prazo para a loja e o shopping definirem os rumos do negócio. A princípio, a franqueadora paulista não demonstrou interesse em assumir ou repassar a operação caxiense, conforme Iseberg.

Contatada pelo site, a AIRAZ Administradora, gestora do Bourbon San Pellegrino, informou que "segue fazendo constantes esforços junto aos seus lojistas para a superação do atual momento, visando à permanência em seus empreendimentos de marcas importantes para a comunidade, como é o caso da Livraria Nobel, em Caxias do Sul."

A acompanhar os próximos passos.
O mercado do livro vem sofrendo um enfraquecimento natural por conta do avanço do e-commerce, que ganhou ainda mais força ao longo da pandemia.

A saber: No final de 2019, uma das livrarias mais tradicionais de Caxias, a Mercado de Ideias, fechou as portas na Galeria Martinato, no Centro de Caxias, onde estava localizada há 25 anos, por conta das dificuldades econômicas, e passou a atender em formato virtual.

Em setembro do ano passado, após 19 anos no mercado de publicações, a Prazer de Ler Revistaria, instalada no mezanino do Prataviera Shopping, abandonou o mercado de revistas, jornais e quadrinhos. O ponto, sob comando dos mesmos donos, mudou de nome e vocação para redirecionar as apostas ao segmento de bazar e artigos de presentes.