É com água na boca que a gaúcha Bom Princípio Alimentos divulga ao mercado seu melhor desempenho em 30 anos. Os números são apetitosos: em 2025, a fabricante de recheios de chocolate, leite e frutas, cremes de avelã, doces de frutas e de leite, geleias e conservas viu o faturamento crescer 35% sobre o ano anterior, impulsionada por vendas em todas as regiões do país e duplicação nas exportações para mais de dez países.
Os dados superaram a expectativa inicial, de avanço de 25% no ano. O Sudeste duplicou o número de pedidos em 2025 e o Sul consolidou-se como um mercado tradicional para a companhia. As linhas de cremes de avelã e geleias gourmet foram protagonistas, com altas superiores a 45% no faturamento.

Geleia Gourmet integra o portfólio da empresa
Investimentos fabris
A indústria também acelerou seus investimentos em infraestrutura, concluindo em 2025 a entrega de um novo módulo de três andares dedicado às áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e Qualidade, equipado com laboratórios, auditório e espaços de formação. Paralelamente, a Bom Princípio avança com obras no parque fabril, incluindo a ampliação do setor administrativo e uma nova Central de Resíduos, com capacidade para destinar até 40 toneladas por mês.
A saber: a Bom Princípio Alimentos começou suas atividades em 1996, em Bom Princípio (RS). A empresa familiar iniciou os trabalhos produzindo doces de frutas, tradicionalmente conhecidos como chimia no sul do país (herança dos imigrantes alemães). Em 2009, a companhia mudou-se para a cidade de Tupandi (RS), num moderno parque industrial, contando hoje com uma área de mais de 20 mil metros quadrados. O complexo industrial atualmente conta com quatro fábricas: a base de frutas, de leite, de gorduras (chocolates) e de conservas.