O ano era 1931. Em Bento Gonçalves (RS), 16 famílias produtoras de uva se uniram para subverter o cenário de dificuldades e se fortalecer no escoamento da produção. Foi o embrião para o nascimento da maior vinícola do Brasil, que hoje reúne cerca de 1,1 mil cooperados e cultiva, em média, 3 mil hectares de vinhedos na Serra Gaúcha.
A trajetória ganha grãos ainda mais doces, já que a Cooperativa Vinícola Aurora brinda seus 95 anos de história com resultados recordes. Recém divulgado, o faturamento alcançou R$ 874 milhões em 2025, alta de 3,9% nas vendas em comparação com o ano anterior. Foi o melhor desempenho desde a criação da companhia, impulsionado pela boa performance do portfólio de 220 produtos, com ênfase no suco de uva (alta de 10,8% nas vendas), representando 38% de share (cota de mercado) no Brasil, seguido pelos espumantes, que borbulharam 3,4% em 2025. Segundo dados oficiais, a Aurora mantém a vice-liderança no mercado nacional de borbulhas.
Impulsionada por uma das maiores safras de sua história, a Vinícola Aurora ruma ao centenário com ânimo renovado tanto no campo quanto no enoturismo. A cooperativa projeta uma produção de 85 milhões de quilos de uvas neste ano - a colheita está no seu auge -, volume 18,7% superior à do ano passado.

Aurora projeta safra de 85 milhões de quilos de uva neste ano (Foto: Alba Arte)
Neste mês carnavalesco, a vindima chega ao seu período mais intenso, impulsionando também o turismo de experiência na Aurora, que deve atrair cerca de 30 mil visitantes nos dois primeiros meses do ano. Em 2025, as três unidades abertas ao público – Aurora Città e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e os vinhedos de Pinto Bandeira – receberam 260,8 mil pessoas. O crescimento foi de 55% em relação a 2024, ano impactado pelas enchentes e deslizamentos que atingiram o Estado. Para 2026, a expectativa é manter um fluxo semelhante de turistas. Os resultados refletem a força do cooperativismo:
"A Aurora é construída por milhares de famílias que ajudam a desenvolver o campo e a cidade. Unimos tradição e inovação em toda a cadeia, desde a matéria-prima na parreira, passando pela indústria, até chegar aos pontos de venda e aos consumidores no Brasil e Exterior, traduzindo-se na excelência da marca", destaca o presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.

Empresa vende produtos para todo o país e aposta no enoturismo (Foto: Anderson Pagani)
Como parte das comemorações pelos 95 anos, a Vinícola Aurora lançará um vinho tinto edição especial, que será comercializado exclusivamente nas lojas próprias e no e-commerce da marca. A cooperativa lança, em média, cinco novos produtos por ano.
Além disso, no dia 14 de fevereiro, na praça do bairro Borgo, em Bento Gonçalves — local onde, em 1931, os 16 associados se reuniam para dar início à criação da cooperativa — será celebrada uma missa e realizada a inauguração de um memorial. A homenagem contará com a instalação de uma pedra com placa alusiva à primeira sede da Aurora.