Caxias do Sul 25/04/2024

Livraria fechará a página de sua história em Caxias do Sul

É o terceiro grande baque nos setores livreiro e cultural em pouco mais de um ano
Produzido por Marcos Fernando Kirst e Silvana Toazza, 22/01/2021 às 16:29:34
Livraria fechará a página de sua história em Caxias do Sul
Foto: Marcos Fernando Kirst

O setor livreiro de Caxias do Sul ficará ainda mais enfraquecido. Mais uma livraria se despedirá da cidade. Trata-se da Nobel, franquia instalada junto ao Shopping Bourbon San Pellegrino, que atenderá até o dia 30 de janeiro e depois fechará as portas.

O motivo para o encerramento das atividades teria sido a falta de consenso nas negociações com o shopping instalado na Avenida Rio Branco, 425. Ou seja, a saída não estaria somente atrelada ao mercado livreiro, embora saiba-se que esse filão de venda física de obras vem sendo reduzido e reestruturado em função do e-commerce. Mas pesou, sim, na decisão a dificuldade de avançar nas tratativas para prorrogação do contrato de locação.

No primeiro momento, a Livraria Nobel não planeja a reabertura em novo ponto comercial em Caxias do Sul. Tanto que os escritores locais com livros consignados na loja já estão sendo acionados para que recolham os exemplares e façam os devidos acertos. Após a publicação da reportagem, a Livraria Nobel de Caxias informou que foi convocada para uma reunião com a administração do shopping. Seria possível reverter a decisão?

Esse é o terceiro grande baque no setor cultural e editorial em pouco mais de um ano na cidade. No final de 2019, uma das livrarias mais tradicionais de Caxias, a Mercado de Ideias, fechou as portas na Galeria Martinato, no Centro de Caxias, onde estava localizada há 25 anos, por conta das dificuldades econômicas, e passou a atender em formato virtual.

Em setembro do ano passado, após 19 anos no mercado de publicações, a Prazer de Ler Revistaria, instalada no mezanino do Prataviera Shopping, abandonou o mercado de revistas, jornais e quadrinhos. O ponto, sob comando dos mesmos donos, mudou de nome e cara para redirecionar as apostas ao segmento de bazar e artigos de presentes.

Leia mais:

Caxias do Sul perde mais uma banca de revistas e jornais