A Interpump Hydraulics Brasil, com matriz em Caxias do Sul e pertencente a uma multinacional italiana, inaugurou nova sede para a unidade de Indaiatuba (SP), na região Leste de São Paulo, próximo a Campinas. Aberta neste mês e bem próxima da anterior, no Distrito Industrial, a estrutura duplicou a área de armazenagem para 1,2 mil metros quadrados. A filial atende as cinco divisões de produtos da Interpump no país (força, controle, guincho, água e redutores), e a nova planta deverá suprir as necessidades pelos próximos cinco anos.
A ampliação é parte de um investimento total de R$ 10 milhões em novos equipamentos e infraestrutura, anunciado para as plantas do Rio Grande do Sul e de São Paulo entre 2024 e 2025. Fabricante de tomadas de força e bombas hidráulicas, a Interpump projeta crescimento de 12% até dezembro, em comparação a 2023. A ampliação de capacidade da unidade em Indaiatuba permite maior velocidade de atendimento a clientes de diferentes estados do Brasil. .
Para o próximo ano, a Interpump projeta 13,4% de alta nos negócios. Recentemente, a empresa anunciou a aquisição do controle da Hidrover Equipamentos Hidráulicos, de Flores da Cunha (RS), especializada na fabricação de cilindros hidráulicos e que atende principalmente os mercados da construção civil e agrícola.
Indústria 4.0
Os R$ 10 milhões a serem investidos até o próximo ano se destinam principalmente à aquisição de equipamentos, dentro do conceito de indústria 4.0. Do total previsto, R$ 1,5 milhão será usado na compra de duas células robotizadas para operação em tornos CNC, que trabalharão de forma autônoma e em até três turnos, em Caxias do Sul. Em torno de R$ 2,5 milhões são destinados à compra de uma nova bancada de testes dos produtos, que é uma forma de assegurar a qualidade e agilizar o procedimento. Ainda na sede em Caxias, a empresa destinou R$ 1 milhão à reforma estrutural do setor administrativo e na fachada.
A saber: a Interpump integra uma multinacional italiana presente em 40 países. No Brasil, a história da Interpump começou em 2012, a partir da aquisição da marca Takarada, que iniciou atividades em 1986 em Caxias do Sul, suprindo uma carência de equipamentos hidráulicos que havia no mercado nacional. Outras marcas foram sendo adquiridas, ampliando o portfólio no país. No mundo, são cerca de 11 mil colaboradores em 40 países. No Brasil, a marca agrega 200 funcionários.