Caxias do Sul 19/05/2024

Empreender na comunicação é um sonho que nasce

Foram meses de discussão, de parcerias, de busca dos melhores profissionais para afinarmos um jornal eletrônico que não é só nosso. É também de vocês
Produzido por Silvana Toazza, 10/03/2020 às 14:08:25
Foto: Liliane Giordano

Por que eu resolvi empreender na comunicação? Porque eu acredito no poder da verdade, na multiplicação das boas histórias, na inspiração por meio do exemplo, na força cultural e na diversificação empresarial da Serra Gaúcha. Somos o segundo maior polo metalmecânico do país, o maior eixo vinícola do Brasil, referência na fabricação de móveis no Sul, nossa gastronomia é aclamada, temos artistas premiados, estamos ganhando espaço rapidamente no turismo e projetando nossa produção de hortifrutigranjeiros para outros mercados.

Com mais de 20 anos de trajetória como jornalista especializada em economia, passando por rádio e com mais visibilidade por jornais, deparei nos últimos anos com uma conjuntura que me fez reavaliar completamente minha profissão e o contexto econômico da região. Foi, então, que ficou ainda mais evidente aquela percepção de que a informação chega de forma avassaladora ao leitor, e que as redes sociais concederam um veículo de comunicação ao alcance dos olhos (e dos cliques) de cada internauta. Nunca antes a notícia ganhou tanto a intervenção do leitor em tempo real por meio da internet.

Ao mesmo tempo, a crise econômica amargada pela Serra Gaúcha a partir de 2014 exigiu um poder de gestão que colocou diretores e funcionários de empresas em compasso de apreensão. A partir daí, emergiu também um consumidor ainda mais consciente do seu dinheiro e mais inseguro em relação ao futuro. Portanto, com menos facilidade de ceder às tentações do consumo. Para completar o quadro, os salários dos trabalhadores também ficaram mais achatados com tanta mão de obra disponível. Nesse contexto, empresas de todos os setores – lojas, restaurantes, escritórios de contabilidade, indústrias, academias, entre outros – precisaram se aproximar ainda mais desse novo consumidor. Atraí-lo e, mais do que isso, fidelizá-lo.

Marcas necessitam investir em reputação de imagem e em canais alternativos de mídia, focando em redes sociais e mídas interativas na internet. O cliente exige conteúdo perene, contínuo e surpreendente. Estratégias inteligentes. Senão, sua marca corre o risco de ser esquecida ou mesmo ultrapassada pela concorrência.

Juntando esses dois cenários, em que a comunicação passa por sua maior prova e os jornais impressos perdem espaço pela leitura de notícias na palma da mão pela agilidade da internet e meu conhecimento em jornalismo empresarial para ajudar as companhias a melhorar suas estratégias de comunicação com o público e a divulgar notícias que ajudem na leitura de cenários, percebi que a hora era de empreender. De jogar ainda mais luzes ao potencial de progresso da Serra.

Há muita informação sim na internet, mas muitas fake news também. Acredito que o conhecimento jornalístico e a experiência como colunista focada em economia e empresas me auxiliarão como curadora nesse processo de garimpar e selecionar conteúdos de relevância. Trata-se de uma espécie de selo de garantia para referendar certos assuntos, dar credibilidade às discussões, com um olhar sempre voltado ao desenvolvimento regional. Um povo desenvolvido precisa necessariamente de cultura (ou vice-versa). Não há desenvolvimento sem cultura, os países de Primeiro Mundo nos atestam. E a solução estava muito próxima. Meu marido, Marcos Fernando Kirst, com um extenso currículo de atuação nas áreas de jornalismo e do fazer cultural/literário da Serra, era o nome perfeito para selar o conceito do site Silvana Toazza Conteúdo com Credibilidade. Trata-se de uma plataforma de notícias onde Economia e Cultura se encontram.

Foram meses de discussão, de parcerias, de busca dos melhores profissionais para afinarmos um jornal eletrônico que não é só nosso. É também de vocês. Espelha os novos tempos em termos de jornalismo e comunicação com o mercado. É preciso velocidade, é preciso ter o que contar, é preciso ter quem conte, é preciso ter quem consuma nossas notícias. Acreditamos que o prato esteja quase pronto para ser temperado ao gosto de cada um!

*Silvana Toazza é jornalista focada em economia e curadora do site que leva seu nome.

e-mail: siltoazza@silvanatoazza.com.br