Caxias do Sul 26/04/2024

Vinícola centenária constrói empreendimento enoturístico na Serra Gaúcha

Com 111 anos, completados nesta semana, empresa planeja, até 2030, atingir o faturamento de R$ 1 bilhão ao ano
Produzido por Silvana Toazza, 26/08/2021 às 15:58:12
Vinícola centenária constrói empreendimento enoturístico na Serra Gaúcha
Roteiro Caminhos de Pedra abrigará projeto
Foto: Divulgação

Chegar aos 100 anos de história é uma façanha para poucas empresas. A Família Salton ultrapassou essa marca, atingindo os 111 anos nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, espocando novidades.

Sim, a vinícola, com matriz em Bento Gonçalves, prepara um novo empreendimento enoturístico na Serra Gaúcha e planeja, até 2030, atingir o faturamento anual de R$ 1 bilhão, o dobro do valor previsto para 2021.

Um novo empreendimento focado no tripé vinhos-gastronomia-turismo da Família Salton abrirá suas portas no próximo ano. Inspirado na Casa di Pasto que deu origem à vinícola, no final do século XIX, o novo espaço está em construção no roteiro turístico Caminhos de Pedra. Foi projetado com foco em experiências enogastronômicas com os principais rótulos e edições limitadas da marca, envolvendo seus visitantes em uma verdadeira imersão no universo dos espumantes e vinhos.

Vinícola mais antiga em funcionamento no Brasil, a Salton está presente hoje em mais de 30 países, sendo a marca de espumantes mais consumida no Brasil. Conta hoje com mais de 400 colaboradores.

"Juntos, atravessamos cenários incertos, como o que vivemos em 2020, e que foi superado, nos fazendo crescer como profissionais e como pessoas", destaca o diretor-presidente, Maurício Salton.

O primeiro trimestre de 2021 fechou com 75% de aumento no volume exportado, comparado ao mesmo período do ano anterior. O principal mercado consumidor da marca, fora do Brasil, é o norte-americano.

Curiosidade: dentro do eixo de sustentabilidade, a Família Salton trabalha para se tornar a primeira companhia do setor vitivinícola no Brasil a ser carbono neutra, em toda sua cadeia produtiva, até 2030, com um projeto que já está em andamento. Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a pesquisa identificará o impacto ambiental da Salton, mapeando as melhores práticas, propondo ações mitigatórias, preparando a empresa para reduzir novas emissões e, eventualmente, compensar as que não podem ser evitadas, seja por meio de compra de créditos de carbono ou reservas ambientais.

Para dimensionar: a Salton tem suas operações divididas em quatro unidades de negócio. A vinícola tem sede em Bento Gonçalves (RS); e conta ainda com a Azienda Domenico, em Santana do Livramento (RS); a Enoteca Família Salton, em São Paulo (SP); e o Complexo Presidente, em Jarinu (SP). Na Azienda Domenico, unidade da vinícola na Campanha Gaúcha, novos vinhedos estão sendo cultivados já no modelo de manejo sustentável, orientados para automação e inseridos nos conceitos da viticultura de precisão.

A cada 10 espumantes que são abertos no Brasil, quatro são da Salton (Nielsen, 2020).