Caxias do Sul 27/05/2024

RS ganha mais um curso superior em gastronomia

Novidade une expertise brasileira e italiana, amplificando o potencial turístico do Estado
Produzido por Silvana Toazza, 25/04/2024 às 08:32:03
RS ganha mais um curso superior em gastronomia
Estrutura de ponta abriga laboratórios, restaurante, entre outros atrativos
Foto: Guilherme Ferreira, divulgação

O Rio Grande do Sul é um polo turístico e de desenvolvimento econômico que ganha tempero extra com o lançamento de mais um curso superior em gastronomia. A novidade foi apresentada nesta semana pela Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) para lideranças empresariais e políticas, jornalistas e parceiros internacionais junto ao Recanto Maestro, um Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista localizado entre São João do Polêsine e Restinga Sêca (próximo a Santa Maria).

O Bacharelado em Gastronomia ganha estrutura de ponta em prédio próprio, a Escola de Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar, com as aulas da primeira turma tendo início em agosto. As inscrições para o vestibular já estão abertas.


Curso agrega laboratórios de ponta para aulas práticas (foto: Guilherme Ferreira)

Fundamentado no conceito de Cozinha Viva e aprovado com nota máxima, 5, pelo MEC, o Bacharelado em Gastronomia terá a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. As aulas ocorrem de segundas a quintas-feiras: segundas, à tarde e à noite; terças e quartas, pela manhã e tarde; e, às quintas, pela manhã. Os interessados já podem fazer a inscrição acessando o site www.faculdadeam.edu.br.

Como forma de colocar o aluno no universo do dia a dia da profissão, desde o primeiro semestre ele já participa de aulas práticas, inserido nos ambientes de restauração, confeitaria e panificação, aprendendo o ritmo de trabalho e a lógica do saber fazer. Tendo como base a culinária italiana, considerada uma das melhores do mundo tanto em técnica quanto em sabor, os alunos também vão aprender as técnicas de cozinha francesa, bem como o universo das outras culturas gastronômicas do mundo, com seus preparos e seus temperos.

Integram as disciplinas do curso a língua italiana, podendo também o aluno aprender ou aperfeiçoar-se no inglês. As aulas vão acontecer no prédio 4 da AMF, construído exclusivamente para abrigar a Faculdade de Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar. Junto à faculdade, os alunos contam com o restaurante-escola Colibri Ristorante, que apresenta uma cozinha saudável, elaborada a partir de produtos locais e naturais.


Alunos aprenderão técnicas de confeitaria e panificação (foto: Guilherme Ferreira)

Os profissionais formados pelo Bacharelado em Gastronomia da AMF estarão capacitados para atuar no âmbito da gastronomia nacional e internacional, atuando como responsáveis pela operação (cozinheiro/a) e coordenação de cozinha (chefs), como chefes de atendimento (salão), bem como empresários e gestores de negócios gastronômicos, por meio do desenvolvimento da excelência da técnica profissional, da capacidade de saber servir e da competência técnica empreendedora na gastronomia.

O corpo docente é formado por professores nacionais (mestres e doutores) e convidados do exterior, que são chefs internacionais de larga experiência, com conhecimento teórico-prático.

O que é o Recanto Maestro?

O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro é um Distrito de dois municípios, a saber, São João do Polêsine e de Restinga Sêca, localizado na Quarta Colônia de Imigração Italiana na região central do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1988 e possui 36 anos de existência. Hoje é um polo de empreendedorismo, de educação, de cultura, de arte, de ciência e inovação, bem como de turismo, com atuação local e diálogo internacional. O Recanto Maestro sedia mais de 80 empresas, desde micro, pequenas e médias; com um total de 800 moradores diretos. Agrega, entre outros, hotéis, restaurantes, lojas, uma vinícola, uma fábrica de azeite de oliva e um complexo de água termal salgada.

A Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

A Faculdade Antonio Meneghetti, credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) no ano de 2007, iniciou suas atividades acadêmicas e de formação de estudantes em 2008, tendo, portanto, 16 anos de existência. Possui 8 Cursos de Graduação, dentre eles: Bacharelados em Administração, Sistemas de Informação, Direito, Ontopsicologia, Ciências Contábeis, Licenciatura em Pedagogia, Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria e lançando, no dia 23/04/2024, seu mais novo Curso de Graduação, o Bacharelado em Gastronomia. Com 5 edifícios em seu campus, recebe e atende mais de 1.500 alunos de Graduação, Pós-Graduação e Cursos de Extensão, com um total de 110 professores e uma equipe de 80 colaboradores técnico-administrativos.

O que é Cozinha Viva?

Nessa constante relação homem e alimento, a prática da Cozinha Viva ensina como elaborar uma culinária que restaure a funcionalidade e promova o bem-estar integral das pessoas. Para tanto, são princípios do Bacharelado em Gastronomia: utilização de ingredientes da terra na qual se vive, pois têm o máximo frescor e vitalidade; uso de produtos da estação; estética e organização do ambiente; escolha de ingredientes principais para orientar a construção culinária; limpeza e cuidado na manipulação dos alimentos; e, por fim, a cozinha como espaço e prática de convivência e regeneração.