Caxias do Sul 19/04/2024

“O momento é de cautela com uma dose de euforia”

Empresa caxiense comemora 40 anos com projeção de crescimento em 2020, novos empregos e consolidação no Exterior
Produzido por Silvana Toazza, 23/11/2020 às 08:27:00
“O momento é de cautela com uma dose de euforia”
Wagner Susin é diretor da Sumig
Foto: divulgação

Atingir os primeiros cinco anos de mercado já é um desafio difícil no Brasil. O que dizer, então, de empresas que alcançam as quatro décadas de história, mantendo-se relevantes e mirando a expansão?

Esse é o caso da caxiense Sumig, com matriz instalada no bairro Pioneiro e filiais em São Paulo, Orlando e Dallas (EUA), que consolida-se como líder sul-americana no desenvolvimento de tecnologias para soldagem manual e robotizada.

Mesmo com a incerteza diante da crise da Covid-19, a empresa projeta encerrar o ano com crescimento de 15% e com novas contratações.

Nesta entrevista exclusiva à seção “Conversa Afiada”, Wagner Susin, diretor da Sumig, fala sobre algumas estratégias:

Quais os motivos para comemorar nos 40 anos da empresa?
Em um ano desafiador como 2020, acreditamos que temos ainda mais motivos para comemorar os 40 anos da Sumig, idade que poucas empresas atingem no Brasil. Em primeiro lugar, passar por este período de incertezas conseguindo manter nossa equipe de trabalho e mantendo nossos clientes produzindo. Também este ano estamos lançando a Intelimig 500, máquina de soldagem inteligente 100% nacional e alcançamos a certificação da linha de tochas de soldagem para a União Europeia (CE) e nossa primeira exportação para a Inglaterra, abrindo grandes portas naquele continente para o futuro. Estamos aproveitando este momento para melhorar produtos e processos, inovando e digitalizando serviços para melhor atender nossos clientes.

De que forma a pandemia impactou nos negócios?
Março, abril e maio foram os meses com maiores impactos e em junho iniciamos uma recuperação, com bons resultados até outubro.

Houve demissões ou contratações? São quantos funcionários?
Comparando com o mesmo período de 2019, tivemos um pequeno incremento na mão de obra de 5%, totalizando 250 funcionários.

Quais os principais mercados?
Sul e Sudeste do Brasil, América Latina e consolidação do trabalho nos EUA, com nossa filial completando cinco anos.

Qual a perspectiva de crescimento em 2020?
Estamos focados para atingir nosso objetivo de 15% de crescimento para este ano.

O momento é de euforia ou cautela?
Acreditamos que o momento seja de cautela com uma dose de euforia, com os pés no chão e acompanhando de perto os movimentos do mercado. Estamos confiantes que 2021 será um ano positivo para a indústria.

Há planos de expansão?
De acordo com nosso planejamento estratégico, em 2021 estudaremos as necessidades em relação a este tema.

Que dicas daria a empreendedores apreensivos com o momento econômico?
Cada mercado e negócio tem suas particularidades e desafios, porém a resiliência, estar próximo do cliente, o planejamento e o trabalho em equipe ajudam muito a enxergar as melhores oportunidades para estar sempre um passo à frente da concorrência no mercado.