Caxias do Sul 27/04/2024

Escritor caxiense lança livro para apaixonados por livros

Marcos Fernando Kirst apresenta sua 26ª obra, uma trilogia de ensaios literários
Produzido por Silvana Toazza, 04/05/2023 às 10:11:36
Escritor caxiense lança livro para apaixonados por livros
Livro (três em um) de 376 páginas contém ensaios “literários-literários”
Foto: Silvana Toazza

POR SILVANA TOAZZA

Trata-se de um livro para quem gosta, aprecia ou ama livros. Trata-se de uma obra que perpassa a história de leitor voraz que começou a degustar sistematicamente páginas literárias aos 10 anos de idade e nunca mais parou, engatando um título no outro.

Dessa forma, nasce o “Literários – Trilogia de Ensaios”, que brota da verve literária e de leitor inquieto do escritor e jornalista Marcos Fernando Kirst. A obra foi lançada no dia 6 de maio (sábado), no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Ordovás. Trata-se de um conjunto criativo de reflexões a partir de leituras do autor, visitando obras da literatura (desde clássicos universais até livros nacionais e regionais) e aproximando épocas, autores, abordagens, novas visões.

O livro está à venda na loja Bem Me Quer Presentes, no Shopping Prataviera, a R$ 100.

Com um tom bem-humorado e longe de pretensões acadêmicas, o livro (três em um) de 376 páginas é o 26º da carreira do escritor, com vasta trajetória e já reconhecido por importantes prêmios literários (confira texto sobre o autor abaixo).

O volume “Literários – Trilogia de Ensaios” contém uma trilogia de livros de ensaios “literários-literários”, ou seja, não são textos acadêmicos, mas, sim, decorrentes das elucubrações pessoais e livres advindas das leituras diletantes efetivadas ininterruptamente pelo autor ao longo das décadas de sua existência.

Cada volume é composto por nove ensaios (antecipados por prólogos explicativos), também adjetivados como tentames ou tirocínios (cabe ao leitor definir a classificação à qual pertence cada escrito), acompanhados, ao final, por dois textos bônus que discorrem sobre a questão das blagues literárias.

“O propósito essencial desses ensaios é, despretensiosamente, suscitar no leitor destes três ‘livros sobre livros’ a curiosidade para que também empreenda a leitura dos títulos e dos autores da literatura universal (estrangeiros, nacionais e regionais) citados e evocados nas suas páginas”, destaca Marcos Fernando Kirst.

Nas entrelinhas, pulsa o insistente e gentil convite para compartilhar o encantamento vivenciado pelo ensaísta sempre que esteve em contato com os livros lidos, entregando-se ao mágico processo de transformação interna advindo do fenômeno do encontro do leitor com a leitura.

Autor posa para as lentes da esposa Silvana Toazza com a companhia do fiel escudeiro, Mickey, the Cat

Curiosidade: com exatos 1.208 livros já lidos na vida, Marcos Fernando Kirst tem o hábito, herdado da mãe, a professora universitária Lurdes Marlene Seide Froemming, de anotar todas as obras já saboreadas em um “Livro dos Livros”, apontando reflexões, uma pequena resenha explicativa e dados sobre onde estava e/ou o que fazia quando empreendeu a leitura de cada título. Isso permitiu reunir uma espécie de inventário autobiográfico/literário, o que favoreceu a composição desse apanhado de ensaios, um sonho acalentado pelo autor desde que começou a tecer esses 36 textos (incluindo os três prólogos), no verão do ano 2000 (data do primeiro ensaio) até o outono de 2022.

“Fui escrevendo aos poucos, sempre que a inspiração vinha ou quando me brotava uma abordagem nova a partir das leituras e reflexões, sem pressa, e quando eu vi, não tinha apenas uma obra, mas três, reunidas sob um conjunto planificado explicado no primeiro prólogo. Resolvi juntar todas em um só volume para permitir esse mergulho integral no fascinante mundo literário. É, de fato, um livro para amantes de livros”, compartilha o escritor.

Sobre o autor

Marcos Fernando Kirst é jornalista, escritor e pesquisador, natural de Ijuí (RS) e radicado em Caxias do Sul. Foi Patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2010 e já publicou 25 livros (esse é o 26º) entre obras de resgate histórico e corporativas, biografias e ficção (romances, crônicas e poesia). Ganhou o Prêmio Açorianos de Criação Literária em 2014 e o Prêmio Literário Vivita Cartier em 2016. Recebeu o Troféu ARI – Jornalismo Digital e Impresso, conferido pela Associação Riograndense de Imprensa, Seccional Serra Gaúcha, em 2019. Em 2020, foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Desde março de 2020, mantém, ao lado da esposa e também jornalista, o portal de notícias Silvana Toazza Conteúdo com Credibilidade, enfocando temas de empreendedorismo e cultura.

Leia também:

O Livro dos Livros

Assista vídeo AQUI