Caxias do Sul 28/04/2024

Empresa de Caxias do Sul conquista selo inédito no setor de energia elétrica

Iniciativa reconhece consultorias do Mercado Livre que investem na qualificação de seus funcionários
Produzido por Silvana Toazza, 28/12/2023 às 12:04:49
Empresa de Caxias do Sul conquista selo inédito no setor de energia elétrica
Sede da companhia situa-se no bairro Exposição
Foto: Guilherme Jordani

POR SILVANA TOAZZA

O Mercado Livre de Energia Elétrica, no qual o empresário tem liberdade de escolha do fornecedor desse insumo vital, com contratos mais acessíveis e previsíveis, vem crescendo a passos largos no Brasil. Mas também exige qualificação extrema das consultorias que atuam no setor. Nesse sentido, dispor de profissionais capacitados para fazer frente a um tema tão complexo quanto importante é uma busca incessante da atividade.

Para reconhecer as companhias que possuem pelo menos um profissional com a concorrida Certificação de Operadores de Mercado em seus quadros, a partir de dezembro de 2023 a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) passa a emitir um selo anual – conferido sempre no final do ano. O aval atesta a existência de pelo menos um profissional certificado na empresa com amplo conhecimento envolvendo a complexidade e as características específicas do Ambiente de Livre Contratação.

Em Caxias do Sul, a Perfil Energia, consultoria estratégica de energia elétrica com atuação nacional, orgulha-se em estar no elenco das companhias certificadas no país, um diferencial competitivo no mercado. O reconhecimento garante o selo da CCEE e demonstra aos clientes toda a preocupação da empresa com a excelência na prestação de serviços.


Prova exigiu amplo conhecimento sobre o mercado de energia elétrica, incluindo a geração eólica, pela força dos ventos

Conquista festejada

No final de 2022, após anos de preparação, Carolina Maciel, 35 anos, gerente de operações de Mercado Livre da Perfil Energia, foi a única profissional de Caxias do Sul a conquistar a Certificação de Operadores do Mercado. O concorrido título é aplicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em parceria com o Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV). Até então, nenhuma empresa da cidade possuía, em seus quadros, algum funcionário com esse reconhecimento.

Foi a credencial para que a empresa que Carolina representa conquistasse, no final deste ano, o selo da CCEE, que reconhece companhias que investem na qualificação de seus colaboradores, oferecendo um diferencial competitivo ao mercado. Com isso, a Perfil Energia foi precursora desse filão de mercado na Serra Gaúcha, há 21 anos, e agora também se coloca na dianteira da certificação de qualidade.

Chegar a esse reconhecimento exigiu um percurso de estudos e resiliência para o entendimento de todas as áreas do mercado de energia elétrica (clientes do ambiente regulado, o ambiente livre, distribuidoras, riscos e formação de preços). No ano passado, apenas 53% dos 151 candidatos do país foram aprovados na prova online de que Carolina participou. Foram seis horas de testes, com alguns intervalos, que demandaram muito raciocínio lógico, com questões dissertativas e objetivas, envolvendo cálculos. A tela do computador era compartilhada com câmera e microfone ligados. Os cálculos só podiam ser executados dentro da própria plataforma, para inibir a “cola”.

Formada em Administração de Empresas e com MBA em negócios do setor elétrico pela Fundação Getulio Vargas, Carolina é a funcionária com mais tempo de casa da Perfil Energia.


Carolina Maciel conquista certificado inédito (foto: Foto: Emanuele Freitas)

“Ter sido aprovada é muito gratificante”

A seguir, confira a entrevista concedida por Carolina Maciel, em que festeja a sua conquista no ano passado, que culminou com o recém recebido selo pela Perfil Energia:

Há outros profissionais da Perfil Energia sendo preparados para as provas da certificação?
Carolina Maciel:
Como é necessário ensino superior completo e uma dedicação intensa de estudos relacionados ao setor, estamos vendo possíveis "candidatos" para esse desafio.

Pela complexidade das provas, é difícil?
Carolina Maciel:
É uma prova desafiadora, pois engloba aspectos das operações de praticamente toda a cadeia do setor elétrico. É necessário conhecer detalhes sobre processos, regras e contratos de geração, distribuição, comercialização e gestão de energia. Nem todas essas áreas estão presentes no dia a dia de quem faz a prova, pois geralmente a pessoa se especializa mais em um dos segmentos, o que torna o aprendizado complexo. Portanto, ter sido aprovada é muito gratificante.

Você precisa passar por recertificação?
Carolina Maciel:
Sim. Como as regras e procedimentos do setor mudam muito rapidamente, é exigida uma recertificação após o período de quatro anos.

Empresas com Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica conquistam credibilidade junto ao mercado. Como enxerga esse aval junto ao público?
Carolina Maciel:
Com certeza, é um diferencial competitivo. Como o setor elétrico é repleto de complexidades, o mercado valoriza cada vez mais essa certificação. Para a empresa, possuir em seu quadro de funcionários profissionais certificados é uma forma de atestar aos clientes a capacidade técnica de sua equipe. Há anos vinha estudando e me preparando. Estava pronta e foi uma emoção muito grande trazer essa conquista para a Perfil Energia.



Instalações de ponta permitem atendimento de excelência ao consumidor (foto: Guilherme Jordani)

PERFIL ENERGIA

enlightenedRua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição

enlightenedTelefone: (54) 3025-1080

enlightenedwww.perfilenergia.com.br

Leia também:

Consultoria caxiense comemora 21 anos com avanço de 76% no número de clientes