Caxias do Sul 29/04/2024

Consultoria caxiense comemora 21 anos com avanço de 76% no número de clientes

Empresa viu demanda quase duplicar em 15 Estados, por conta de flexibilização do mercado de energia elétrica
Produzido por Silvana Toazza, 28/11/2023 às 15:31:32
Consultoria caxiense comemora 21 anos com avanço de 76% no número de clientes
Empresa tem ampla sede própria em um andar em prédio no bairro Exposição
Foto: Guilherme Jordani

POR SILVANA TOAZZA

A caxiense Perfil Energia chega à "maioridade" consolidada como referência em gestão estratégica de energia elétrica no país. A consultoria comemora nesta terça-feira (28/11) seus 21 anos de história, com motivos radiantes para brindar: a previsão é de fechar 2023 com expansão de 76% no número de clientes corporativos em relação ao ano passado. Ela é o braço direito de companhias quando o assunto é Mercado Livre de Energia, e não só na Serra Gaúcha ou no Rio Grande do Sul, mas em 15 Estados do país.

“Foi um ano em que testamos nossa capacidade de adaptação e flexibilidade. Pela mudança regulatória que entra em vigor em janeiro de 2024, incluímos em nosso portfólio clientes de menor porte, mas que trouxeram volumes consideráveis em termos de crescimento”, expressa Marcela Sperb Moraes, CEO da Perfil Energia.

A executiva refere-se à Portaria nº 50, do Ministério de Minas e Energia, que permitirá que os consumidores do grupo "A" (alta tensão) tenham liberdade de escolha de fornecedores de energia. Como a adesão e a comunicação de desvínculo à concessionária local precisam ocorrer antes, a procura cresceu exponencialmente neste segundo semestre.

Além de números inspiradores, a Perfil Energia comemora o aniversário recheada por conceitos como superação, quebras de paradigmas e olhar para a sustentabilidade.

Fundador Cléo Diehl Moraes, com Marcela (filha), Marilaine (esposa) e Fernanda (filha) (Foto: Emanuele Freitas)

A companhia caxiense foi fundada por Cléo Diehl Moraes, ao lado da filha Marcela Sperb Moraes (hoje CEO) e da esposa Marilaine. Posteriormente, a caçula Fernanda Sperb Moraes reforçou a gestão familiar, ao lado de uma equipe atual de mais de 40 profissionais.

A Perfil edificou uma história que orgulha o meio empresarial regional e sua matriz hoje situa-se em um dos prédios corporativos mais sofisticados da cidade, no bairro Exposição, com vista para o Parque dos Macaquinhos. Ocupa um andar inteiro no edifício W Tower.

“O cenário é bastante otimista, com perspectivas de crescermos ainda mais e ampliarmos nosso escopo de atuação”, projeta Marcela.

Andar térreo da casa que abrigou a primeira sede da empresa (Foto: Marilaine Sperb Moraes)

Mas nem sempre foi assim. A empresa nasceu, há exatos 21 anos, de forma humilde e singela no térreo de uma casa, em 2002. O telefone pouco tocava e a persistência foi a guia mestra do sucesso. Porém, o conhecimento e a resiliência do fundador e sua família quebraram preconceitos e mitos e, atualmente, são razões de muito agradecimento por parte dos primeiros clientes, que sabem que a gestão eficiente desse insumo foi essencial para alavancar seus negócios. A energia elétrica responde pela terceira rubrica de custos de uma empresa, normalmente atrás de matéria-prima e folha de pessoal.

De pai para filhas

Ao fundar a empresa, Cléo Diehl Moraes, então com experiência de 22 anos atuando na CEEE, enfrentou como principal entrave o desconhecimento do empresariado. Como o Mercado Livre de Energia Elétrica era um setor ainda incipiente, precisou de muito argumento para conscientizar os executivos em relação à oportunidade de adquirir energia de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas) e economizar, em média, 35% na fatura de energia elétrica.

“Planejamos o nosso futuro sem a menor ideia de que algum dia seríamos do tamanho que somos hoje”, orgulha-se o fundador.

A Perfil prima pela equipe de colaboradores multifacetada e integra o seleto time das melhores organizações para se trabalhar no país, conquistando o cobiçado certificado Great Place to Work, com 95% de satisfação dos funcionários.

Olhar técnico apurado

Levar adiante um negócio que exige um olhar técnico apurado, ao lado de legislações complexas, não é tarefa simples. Pelo contrário, desafia diariamente a filha e CEO Marcela, que tem a missão de dar sequência ao comando de um legado esculpido ao lado do seu pai.

“É desafiador, claro. A recompensa é percebida quando olho para nosso crescimento contínuo e nossas mais recentes conquistas, mas acima de tudo para o que ainda temos por construir”, salienta a CEO, acrescentando:

"Nossa base ética e sólida, nosso time com capacidades múltiplas e complementares e nosso foco em resultados sustentáveis certamente foram os 'drivers' de nossa trajetória de sucesso até aqui", finaliza, emocionada.

Para entender

yes A Perfil Energia é uma consultora 360º na gestão da aquisição de energia do Mercado Livre.

yes Os consumidores assessorados pela consultoria são compostos por indústrias, hospitais, instituições de ensino, shoppings, redes varejistas, supermercados e companhias do agronegócio, que aliam caixa com sustentabilidade.

Energia eólica integra leque de opções renováveis

Como funciona o Mercado Livre de Energia

yes Também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre de Energia é o segmento que realiza a compra e a venda de energia elétrica por meio de contratos bilaterais livremente negociados.

yes Se até agora o Mercado Livre de Energia era uma alternativa de competitividade econômica restrita a grandes empresas, com uma demanda mínima contratada de 500 kW, a partir de 2024 esse cenário muda totalmente.

yes Isso porque, a partir de janeiro do ano que vem, todos os estabelecimentos consumidores de energia elétrica enquadrados no Grupo A podem migrar ao Mercado Livre, o que abre esse setor para cerca de 106 mil empresas no Brasil em um primeiro momento. O potencial é que o ambiente de livre contratação venha a representar até 48% do consumo nacional, eliminando a obrigatoriedade de estar vinculado à concessionária local para compra de energia elétrica.

yes Empresas com faturas acima de R$ 10 mil mensais de energia elétrica têm indicação de estudo para ingressar no Mercado Livre de Energia Elétrica.

PERFIL ENERGIA

Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição

Telefone: (54) 3025-1080

www.perfilenergia.com.br

Leia também:

MARCOPOLO utiliza 100% de energia elétrica de fontes renováveis