Caxias do Sul 25/04/2024

Drama, amor e preconceito na tela do Cinema na Estação, em julho

Quatro sessões gratuitas levam o melhor da sétima arte à Biblioteca Parque, no Largo da Estação, de quarta-feira a sábado
Produzido por redação, 12/07/2022 às 08:05:13
Drama, amor e preconceito na tela do Cinema na Estação, em julho
Obra do efervescente cinema sul-coreano, "Time", em exibição na sexta-feira, dia 15
Foto: DIVULGAÇÃO

Produções da Itália, Coréia do Sul, Áustria e Polônia estão na programação de julho do projeto Cinema na Estação, que selecionou títulos da cinematografia moderna e contemporânea para levar ao público em quatro sessões gratuitas, de quarta-feira (dia 13) a sábado (16), às 19h30min, na Biblioteca Parque, junto ao Largo da Estação, em Caxias do Sul. Em sua terceira edição, o projeto é uma realização da Varsóvia Educação e Cultura e tem curadoria do produtor cultural e cineasta Robinson Cabral.

"Amor", do diretor austríaco Michael Haneke, abre a temporada (Foto: Divulgação)

A seleção do mês de julho abre na quarta-feira com o emocionante “Amor”, do cultuado diretor austríaco Michael Haneke. O filme aborda o convívio e a paixão de um casal de idosos que tem de enfrentar um drama quase que irremediável em suas vidas. Na quinta-feira, a atração é um filme do diretor italiano Ettore Scola, “Concorrência Desleal”, que mostra a relação entre dois alfaiates perpassada por contextos de preconceito, perseguição e empatia.

Obra do diretor italiano Ettore Scola, "Concorrência Desleal" (Foto: Divulgação)

Para sexta-feira, o título vem da vigorosa indústria contemporânea do cinema sul-coreano: “Time – O Amor Contra a Passagem do Tempo”, é uma engenhosa narrativa sobre um casal que, ao mesmo tempo em que se distancia, vai se reencontrar em outro contexto típico daqueles que dá para se falar em “armadilhas da paixão”. No sábado, a atração é “A Igualdade é Branca”, filme do polonês Krzysztof Kieslowski, que mostra como o amor tem contextos que mesclam sensações de arrebatamento, vingança e, de alguma forma, redenção.

Clássico "A Igualdade é Branca" em cena no sábado (Foto: Divulgação)

Com os propósitos de formar público e incentivar o cineclubismo, o projeto Cinema na Estação se concretiza uma vez por mês, até novembro, sempre com sessões gratuitas de quarta a sábado, abertas à comunidade. E, em tempos de temperaturas baixas, a produção cuida de levar calefação e cobertores para aquecer cada sessão. O projeto Cinema na Estação tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

PROGRAME-SE

13/07 (qua) 19h30 – “AMOR” (Áustria)

14/07 (qui) 19h30 – “CONCORRÊNCIA DESLEAL” (Itália)

15/07 (sex) 19h30 – “TIME” (Coréia do Sul)

16/07 (sáb) 19h30 – “A IGUALDADE É BRANCA” (Polônia)