Caxias do Sul 07/12/2025

Documentário retrata as sete décadas da Igreja São Pelegrino

Cartão-postal caxiense, templo sedia duas exibições extras do curta-metragem, nos dias 12 e 16 de novembro
Produzido por Silvana Toazza, 08/10/2025 às 10:37:49
Documentário retrata as sete décadas da Igreja São Pelegrino
Cristiana Locatelli é filha do pintor italiano Aldo Locatelli, responsável pelas comoventes pinturas
Foto: Alexandre Massutti, divulgação

Documentário lançado em outubro retrata a história de sete décadas de um dos mais importantes templos católicos do RS e do Brasil, a Igreja São Pelegrino. Quem não conseguiu comparecer à estreia, terá novas chances de assistir gratuitamente ao curta-metragem de 37 minutos - "São Pelegrino, 7 décadas de histórias".

Devido ao sucesso, duas exibições extras vão ocorrer no interior da igreja, em um telão que será instalado embaixo da Santa Ceia, uma das obras de Aldo Locatelli, disposta na área do altar. Anote na agenda: será no dia 12/11, quarta-feira, às 19h30; e no dia 16/11, domingo, às 18h30min.

Um cartão-postal caxiense, que atrai muitos turistas, o templo tem pinturas extraordinárias legadas pelo italiano Aldo Locatelli. A sua história merece registros e perenização. Em 2 de agosto de 1953, foi inaugurada a obra arquitetônica da Igreja São Pelegrino como conhecemos hoje. A construção, que começou em 1891 como um oratório para honrar a imagem de São Pelegrino, foi substituída, com o passar dos anos, por uma capela de madeira e por outra capela ainda maior, até tornar-se um dos principais símbolos de Caxias do Sul.

Obras de arte de valor inestimável: Ponto de parada obrigatório para quem visita a cidade, ali o visitante encontra um templo imponente, repleto de obras de arte de valor inestimável. São Pelegrino é história, é presente e futuro. É uma comunidade que pulsa vida. Além das missas, casamentos, batizados e outras cerimônias, São Pelegrino traz acolhimento, encontro de pessoas, Clube de Mães e um forte trabalho social que envolve centenas de pessoas nas 32 pastorais, entre elas, a das pessoas em situação de rua.

"São Pelegrino, 7 décadas de histórias" resgata a história dessa comunidade, a construção da igreja e também evoca personagens marcantes, como o padre Eugênio Giordani, liderança de forte personalidade, que foi o responsável pela construção da igreja atual, e o acolhedor e simpático padre Mário Pedrotti, Pároco Emérito de São Pelegrino. Para o Padre Mário, o Padre Giordani “foi um líder visionário, que tinha uma visão extraordinária. A visão dele não era só dentro da igreja, mas em toda a sociedade, em favor dos trabalhadores”.

Além do padre, várias pessoas contribuíram para o documentário com seus depoimentos. É o caso de Cristiana Locatelli, filha do pintor italiano Aldo Locatelli, responsável pelas belas pinturas no teto, altar e pela Via Sacra. Pinturas que impressionam os visitantes. Cristiana reside em Rio Branco, capital do Acre, e gravou seu depoimento dentro da igreja São Pelegrino, observando as obras do seu pai:

“A minha busca hoje é conhecer o mestre. Eu conheço o pai”. E comenta: “tudo ocorreu muito rápido. A Santa Ceia, por exemplo, foi pintada em 11 dias”.


Primeira Comunhão em um dos templos mais visitados do RS (foto: Marcele Brusa Maciel)

Para Marcele Brusa Maciel, produtora executiva do filme, “o curta foi pensado para ser um documento inédito contendo a história da Igreja São Pelegrino e da comunidade do bairro São Pelegrino, que construiu e participa ativamente do dia a dia da paróquia. Contar essa história em forma de vídeo é mantê-la viva para as futuras gerações”.

"São Pelegrino, 7 décadas de história", é mais que um simples registro visual. É a síntese da história, passado e presente de uma comunidade viva que luta, acolhe, e tem na igreja um marco histórico de religiosidade e arte presente nas obras de Locatelli, na réplica da Pietà de Michelangelo, na cópia do Santo Sudário, na Via Lucis de Rogério Baierle, nas portas de bronze e no relógio de flores. Arte, religiosidade, fé, turismo, união da comunidade... tudo isso é São Pelegrino! O curta foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Programe-se

Exibição extra do documentário "São Pelegrino, 7 décadas de histórias"
Datas:
12/11, quarta-feira, às 19h30
16/11, domingo, às 18h30

Local:
Igreja São Pelegrino – Av. Itália, 54 – Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul
Entrada livre

Ficha Técnica:
Direção: Alexandre Massutti
Produção Executiva/Co-direção: Marcele Brusa Maciel
Roteiro: Albatroz Filmes