Muitos eventos festivos ocorridos em Caxias do Sul e em inúmeras cidades do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso, ao longo de sete décadas, foram embalados pelos grupos musicais conduzidos por Edwino Menegat. A trajetória dele, que é especialmente reconhecido como criador e líder do conjunto Itamone, será narrada em um documentário produzido pelo cineasta caxiense Le Daros.
O longa "Menegat: 70 anos de música” será lançado no dia 11 de novembro, às 19h30, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), em projeto financiado via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. A entrada é gratuita.
A ideia de eternizar em um filme a trajetória do Edwino Menegat partiu da musicista Cibele Tedesco, em parceria com a família de Edwino. O diretor, que tem uma trajetória consolidada no audiovisual e carreira musical, afirma que o documentário começa com o interesse juvenil de Menegat pela música, passa pelos primeiros conjuntos musicais em que atuou e pela fundação do Itamone, chegando aos dias atuais, uma vez que o conjunto segue ativo. Edwino Menegat está com quase 90 anos e ainda faz participações nos eventos do Itamone.
Os depoimentos foram gravados entre fevereiro e maio deste ano, incluindo músicos mais antigos e também contemporâneos, para que diversas fases dessa longeva história sejam representadas, contextualizando os diversos períodos representados ao longo da narrativa. Com 70 minutos de duração, foram previstas para o mês de outubro sessões comentadas do documentário em três escolas municipais de Caxias do Sul: Fioravante Webber, Dolaimes Stedile e Ester Benvenutti.
E para ampliar ainda mais o acesso, o projeto previu uma sessão focada em pessoas portadoras de deficiências visuais e auditivas, no dia 28 de outubro, às 14h30min, no cinema do Ordovás.