Caxias do Sul 24/04/2024

"Disciplina tem o poder de superar qualquer talento"

O menino acometido por paralisia infantil aos seis meses de idade tornou-se um executivo bem-sucedido e dá dicas de superação
Produzido por redação, 11/07/2022 às 12:37:21
No CIC-BG, Emilio Finger convida a desfrutar o agora para ser feliz
Foto: Tiago Garziera, Exata Comunicação

O menino acometido por paralisia infantil aos seis meses de idade, cujo diagnóstico médico indicava que ele jamais teria condição de caminhar, superou esse revés aos sete anos: ficou de pé por um minuto.

Só conseguiu isso porque sonhou. E só evoluiu no andar, seu grande sonho de vida, porque teve disciplina e persistência. O menino Emilio Finger, hoje adulto e diretor da Racon Consórcios, contou sua história recheada de desafios e superações na palestra "Gestão do Coração" na última semana, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).

O suporte familiar foi decisivo nessa caminhada. Um dia, seu pai quis comprar uma cadeira de rodas para ele, mas foi impedido pela mãe do menino.

"O Emilio acredita que vai andar, fomos nós que fizemos ele acreditar e não temos o direito de interromper o sonho dele", diz Emilio, reproduzindo as falas da mãe.

Emilio Finger é um exemplo de resiliência (Foto: Tiago Garziera)

A partir desse episódio, ele compartilha um aprendizado.

"Devemos transformar nossos sonhos em objetivos diários, porque, quando fizemos isso, automaticamente, começamos a criar as metas para realizá-los. As metas só chegam com disciplina, que tem o poder de superar qualquer talento. E, com o tempo, ela se torna o próprio talento", ensinou.

Dessa forma, aprendeu a surfar, esquiar, nadar e mergulhar com cilindro. E realizou outros feitos, como subir os 3,2 mil metros do maior vulcão ativo da Europa, o Etna, na Itália, e a percorrer os 840 quilômetros do Caminho de Santiago da Compostela, entre a França e a Espanha.

"Não adianta nada você transformar os sonhos em objetivos, entregar as metas com a ajuda da disciplina, se não tiver persistência. É ela que nos mantém conectados aos sonhos, para que não desistamos", comentou.

Finger aprendeu cedo que precisaria de coragem para concretizar seus sonhos.

"A coragem não se mede pelo tamanho do desafio, mas pela vontade que se tem de superar esse desafio", contou.

E todos têm desafios, em maiores ou menores níveis. "O que eu faço com os meus? Eu testo eles todos os dias e negocio com eles a cada instante".

Quando compreendeu isso, por volta dos 10 anos, nunca mais deixou de ir atrás de seus sonhos e desejos. E foi assim que encontrou a felicidade.


"A alegria é o primeiro estágio da felicidade. Não existe caminho para a felicidade, felicidade é o caminho", filosofou. Por isso, o tempo de agora não pode ser desperdiçado, precisa ser usado para ir atrás dos sonhos.

"O tempo não espera ninguém. O passado não existe, só faz parte da nossa história. O futuro também não, a diferença é que esperamos algo dele. Mas o dia de hoje é uma dádiva, por isso que o chamamos de presente", disse.

E é com esse presente que ganhamos a cada manhã que precisamos agir.

"Comece hoje a escrever um livro chamado vida. Você tem uma pela frente, e o próximo capítulo eu sugiro que se chame felicidade", concluiu.

Para a presidente do CIC-BG, Marijane Paese, a palestra foi um momento de oferecer crescimento pessoal e profissional ao público.

"Esse é um relato impressionante de um ser humano iluminado, que é exemplo do poder da superação e transformação que temos dentro de nós mesmos. Estamos saindo mais motivados para fazermos a diferença nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas empresas e na nossa comunidade", declarou Marijane.