Caxias do Sul 25/07/2024

Danúbio recebe cerca de 20 mil clientes por ano

Aniversário de 70 anos de restaurante caxiense é comemorado com números expressivos e novidades no cardápio
Produzido por Silvana Toazza, 29/08/2023 às 15:53:31
Danúbio recebe cerca de 20 mil clientes por ano
Um dos pratos em votação é o Dom Aless: filé grelhado acompanhado de molho bechamel e floretes de brócolis, palmito e champignon
Foto: Juliano Eberhardt

O Danúbio Bar e Restaurante, situado na esquina da Avenida Itália com a Rua La Salle, no bairro São Pelegrino, se entrelaça com a história da gastronomia caxiense, sendo ponto de encontro de famílias, personalidades municipais e estaduais, embates políticos e esportivos. E, sobretudo, de turistas de negócios e lazer, que já respondem por 70% do movimento.

A tradicional casa conhecida pelos baurus ao prato mudou de comando, por algumas ocasiões, mas se mantém no mesmo endereço e completará 70 anos em outubro preservando sua identidade e história. O filé preparado na chapa com presunto, queijo derretido, tomate picado e molho verde, cuja receita é segredo, tornou-se um dos carros-chefes e, até hoje, é preservado no cardápio pelo casal Alexandre e Laura Maroco, proprietários do negócio desde abril de 2021.

Em dois pavimentos, o restaurante tem capacidade para atender cerca de 70 pessoas. As paredes em pedra à vista, no subsolo, conferem um certo “ar” de cantina, reforçando o ambiente acolhedor. Um dos pontos altos da casa continua sendo a possibilidade de almoçar ou jantar ao balcão, na parte superior. A chapa permanece acesa cerca de 2.300 horas anuais.

Os números mostram que o Danúbio é um ilustre senhor, mas bem longe de perder a vitalidade. Por ano, o restaurante recebe cerca de 20 mil pessoas. Período no qual são consumidas em torno de 7 toneladas de filé mignon, 17 toneladas de tomate, 2 mil litros do famoso molho verde e 115 mil fatias de queijo prato no preparo das saborosas receitas.

Novidades no menu

Para marcar as sete décadas desse empreendimento, uma das ações é a votação entre dois novos pratos, feitos à base de molho branco. O mais votado passará a integrar o já disputado cardápio fixo. A eleição ocorre de 29 de agosto a 30 de setembro, nos horários de almoço e jantar. Também será possível votar por meio das redes sociais (@danubiobarerestaurante). O resultado será divulgado no dia 7 de outubro.

Outra inovação do Danúbio é a versão em inglês do cardápio, constituído por 22 pratos, acompanhamentos, variações de carnes e diferentes sabores de pizza típica italiana. A iniciativa se deve aos clientes estrangeiros, cada vez mais frequentes, inclusive durante a semana.

Eis os pratos em votação:

yes Dom Aless: filé grelhado acompanhado de molho bechamel e floretes de brócolis, palmito e champignon.

yes Milanese Della Regina: filé à milanesa acompanhado de molho bechamel com toques de gorgonzola, rúcula, tomate seco maturado e nozes.