Caxias do Sul 26/04/2024

Como uma empresa de Caxias transformou-se na maior rede de academias do Sul do país

Alexandre Zanella, idealizador e diretor comercial da Engenharia do Corpo, detalha o momento de expansão da marca
Produzido por Silvana Toazza, 13/03/2020 às 09:34:16
Como uma empresa de Caxias transformou-se na maior rede de academias do Sul do país
Foto: Rodrigo Moraes

Para avançar no mercado é preciso estar situado num nicho estratégico. Correto, mas não é só isso. Para avançar no mercado é preciso planejamento estratégico. Correto, mas não é só isso. Para avançar no mercado é preciso oferecer um produto ou serviço que o público queira, ter diferenciais competitivos, um olhar atento para as oportunidades e um modelo de expansão que garanta agilidade e ao mesmo tempo sustentabilidade.

Foi trilhando esse conjunto de atributos que a marca caxiense Engenharia do Corpo transformou-se na maior rede de academias do sul do Brasil. A 12ª unidade da marca ligou os equipamentos recentemente, com inauguração no domingo de 8 de março, em Canoas. Foi a terceira academia da marca na região metropolitana de Porto Alegre. Em espaço de 1,2 mil metros quadrados e estacionamento privativo, tem como atrativo atendimento 24 horas de segunda a sexta e expediente diferenciado em sábados, domingos e feriados. Conceito esse que será multiplicado por outras unidades, além de agregar mais uma novidade: uma brinquedoteca, permitindo que, enquanto treinem, os pais deixem os filhos pequenos seguros.

Os planos da Engenharia do Corpo são no conceito peso-pesado: a marca prevê fechar março com 15 academias, com crescimento exponencial e o aumento no número de empregos, hoje em 650 colaboradores. Na estreia da seção Conversa Afiada, o primeiro entrevistado é Alexandre Zanella, idealizador e diretor comercial da Engenharia do Corpo, que detalha esse momento de musculatura da empresa no mercado:

Como a Engenharia do Corpo transformou-se na maior rede de academias do Sul do país?
Nossa ideia principal sempre foi a democratização da atividade física, ou seja, entendemos que, além de proporcionar um serviço de qualidade, precisamos oportunizar um preço acessível e um bom atendimento. Pensando assim, a Academia Engenharia do Corpo uniu o útil ao agradável, proporcionando musculação e aulas coletivas (Zumba, Pilates, Fit Dance, Heart Dance e Treinamento Funcional, Lutas) nos planos disponíveis para a comercialização. Após sete meses de pesquisas de mercado, tendências e negócios junto ao especialista em marketing e consultor de franquias, Gilmar Gianni, demos início, em outubro de 2018, à expansão da marca por meio de franquias, que funcionam de modo híbrido, na qual o franqueado investe o capital e a franqueadora realiza a gestão de cada unidade.

Quando nasceu e quais os obstáculos iniciais?
O sonho é antigo, porém a oportunidade surgiu somente em 2012. No dia 15 de novembro daquele ano, a Academia Engenharia do Corpo, por meio de viabilidade financeira e longo planejamento estratégico, conseguiu abrir as portas da primeira academia e, consequentemente, entregar para a comunidade caxiense um serviço de qualidade com preço em conta. Os obstáculos foram muitos, obviamente que por ser uma novidade as pessoas desconfiaram, por estarem acostumadas a encontrar um ambiente desagradável nas academias e com custo elevado. Em fevereiro de 2019, inauguramos a primeira franquia, no bairro de Lourdes, em Caxias do Sul.

Quantas unidades já abriram e quais as perspectivas para o futuro?
Ao final do mês de março, contabilizaremos no total a abertura de 15 unidades, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Só neste mês serão sete unidades, em Canoas (RS), Blumenau (SC), Palhoça (SC), São José (SC), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC) e Criciúma (SC). Dentro do nosso processo de expansão, temos um audacioso projeto, que é finalizar o ano de 2021 com mais de 200 unidades espalhadas pelo país.

O modelo adotado é o de franquias?
Sim, atualmente nosso modelo é o de franquias, de forma hibrida, em que possibilitamos ao franqueado financiar 50% do projeto, em caso de necessidade. Com todo o crescimento a seu favor, conseguimos elaborar uma estratégia, na qual o franqueado investe apenas R$ 500 mil. Todas nossas unidades franqueadas conseguem atingir em até 120 dias após o mês de inauguração o tão sonhado payback (período no qual os resultados líquidos acumulados da operação do empreendimento equivalem ao investimento). Uma unidade tem como objetivo faturar entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões por ano. Com isso, é possível que o investimento retorne em menos de um ano.

Fale do atendimento 24 horas.
Como uma estratégia da marca, todas as cidades que possuem mais de 160 mil habitantes terão, obrigatoriamente, uma unidade da rede com atendimento 24 horas. Em cidades em que o número de habitantes for menor, estima-se que o atendimento seja integral quando atingirmos o número mínimo de 3.000 alunos. Mesmo em cidades que não possuam o atendimento 24 horas, nosso horário é muito diferenciado. De segunda a sexta das 5h30 às 23h59, sábado das 8h às 20h e aos domingos e feriados das 10h às 16h.

A rede conta com quantos matriculados? E o número de funcionários?
Atualmente, contamos com 55 mil alunos e pretendemos saltar para a marca dos 200 mil até o fim deste ano. Nesse momento, fechamos a marca de 650 funcionários. Com a expansão da rede, pretendemos finalizar 2020 com mais de 1,5 mil empregos diretos.

Quais os próximos mercados almejados em termos de Estados?
Nós sempre pensamos em atingir todos os públicos, das mais diversas cidades e regiões do país. Porém, nesse momento prevemos a instalação de novas academias em municípios que possuem mais de 160 mil habitantes. Adotamos a estratégia de crescer em espiral para fortalecer a marca, ou seja, primeiramente, abrindo franquias próximas à matriz (Caxias do Sul), fortalecendo a marca e facilitando o contato com possíveis investidores. Deu certo e, por isso, ainda neste ano chegaremos nas regiões Sudeste e Nordeste.

O mercado da saúde e da vaidade é o que mais cresce. Concorda?
Claro, concordo plenamente. Chegando a atingir o faturamento de 87,2 bilhões de dólares. Atualmente, o Brasil comporta o número de 5% da população que pratica atividade física, EUA por exemplo tem sua população em 17% treinando regulamente.

Como crescer com sustentabilidade?
Acreditamos muito no crescimento sustentável através de um bom planejamento estratégico, ofertando não somente os nossos desejos como 100% a necessidade dos nossos clientes. Com isso, preparamos e qualificamos da melhor forma possível nossos colaboradores, fazendo com que todos entendam e tenham conhecimento dos valores da marca Engenharia do Corpo. Por meio disso, buscamos oferecer um atendimento humanizado, ou seja, empatia e qualidade são nossos grandes diferenciais.

Você esperava chegar tão longe nesse setor? A que atribui?
Nós entendemos que há uma necessidade de empresas com características profissionais assumirem esse espaço no mercado tão desassistido por anos. Atribuo isso à minha equipe, pois nada do que construí até hoje foi sozinho. Foi com o auxílio de todos e a competência ímpar de cada um. Não posso esquecer da minha família, pois também tem uma participação gigantesca em tudo isso.