Os veículos elétricos aceleram no Brasil e atingem 9,4% de participação (em agosto) no mercado automotivo brasileiro, com a perspectiva de ultrapassar os 200 mil emplacamentos em 2025. As vendas dos modelos eletrificados crescem três vezes mais rápido do que o setor convencional. No último mês, foram comercializadas 20.222 unidades de veículos eletrificados leves, perfazendo 126.087 emplacamentos em oito meses (janeiro a agosto).
Num cenário conservador, as vendas devem chegar a pelo menos 200 mil, com aumento de 13% sobre o total de 2024 (177.358). No cenário mais provável, podem atingir 215 mil, o que representaria um crescimento anual de 21%, um avanço três vezes mais rápido do que a média do conjunto do mercado automotivo brasileiro
“As vendas de eletrificados continuam aquecidas, mesmo diante de taxas de juros altas e do aumento do imposto de importação de veículos elétricos”, destaca Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A eletromobilidade no Brasil vem se consolidando como um processo contínuo e em expansão. A adoção de tecnologias menos poluentes pelos consumidores reflete-se no aumento da participação dos eletrificados no mercado e nos investimentos realizados pelas montadoras para produzir esses modelos no Brasil.
Investimento de montadoras chinesas
Um dos destaques de agosto foram os 2.245 híbridos flex (HEV Flex) emplacados, com alta expressiva de 118% sobre julho (1.026). Liderados pelo estado de São Paulo, esse foi o melhor desempenho de vendas dos veículos com essa tecnologia desde o início do ano. Os BEV 100% elétricos também registraram novo recorde de negócios, puxados pelo Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em agosto, foram 7.624 unidades em todo o país, com crescimento de 9%, sobre julho (7.010).
O ano de 2025 tem sido marcado pelos investimentos significativos das montadoras chinesas de eletrificados, com destaque para a inauguração de duas novas fábricas no Brasil: BYD, em Camaçari (BA), e GWM, em Iracemápolis (SP). Além disso, novas marcas passaram a operar no país, ampliando a oferta de modelos eletrificados.