Caxias do Sul 19/04/2024

Biblioteca móvel da Sicredi Pioneira recebe placas solares

A “Abelhuda”, agora autossustentável, segue levando livros e diversão aos alunos de instituições parceiras, de maneira online
Produzido por redação, 12/03/2021 às 09:24:16
Biblioteca móvel da Sicredi Pioneira recebe placas solares
"Abelhuda" segue ativa, levando livros e cultura para as crianças da região de maneira online
Foto: Dehner Guth

Com o propósito de incentivar a leitura para crianças e adolescentes, a “Abelhuda”, biblioteca móvel que integra as iniciativas do “Programa União Faz a Vida”, da Sicredi Pioneira RS, está de cara nova.

Na última manutenção, a van ganhou a instalação de uma placa solar e, agora, pode ser considerada uma biblioteca móvel autossustentável. Além das placas, o veículo recebeu um toldo elétrico e uma nova adesivagem com a abelha, símbolo do programa.

Atualmente, o veículo está equipado com cerca de 1.000 títulos, desde a educação infantil até o ensino médio. Inaugurada em 30 de novembro de 2011, a “Abelhuda” começou a rodar em 2012, no Ano Internacional das Cooperativas.

Desde 2016, quando deixou de operar em uma Kombi e passou a atuar em uma van, foram realizadas 768 visitas, número que representa um impacto positivo na rotina de 1.170 crianças e adolescentes.

Mais do que um incentivo à leitura, a “Abelhuda” também estimula o diálogo, a solidariedade, a partilha de documentos em comum, por meio do empréstimo de livros, e à arte de maneira geral, sendo a música uma das portas principais.

Desde o início da pandemia, a "Abelhuda" não tem visitado as escolas, mas os alunos das instituições parceiras do “União Faz a Vida” continuam recebendo assistência. O monitor pedagógico Daniel Stein tem gravado vídeos em algumas escolas e enviado para os alunos. Alguns com contação de histórias, inclusive disponíveis no canal da Sicredi Pioneira no YouTube.

Van customizada recebeu placa solar (Foto: Daniel Stein)

O programa “A União Faz a Vida” tem como objetivo promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania por meio da aplicação da metodologia de projetos e ações pedagógicas. Está implantado em todos os 21 municípios da área de atuação da Sicredi Pioneira RS: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real.