No mercado atual, a concorrência é intensa e as empresas precisam se destacar para atrair e manter clientes. Uma boa marca é fundamental para alcançar esse objetivo.
Para transformar empresas em marcas faixas-pretas, o trabalho de gestão do tema, profundo e bem planejado, possibilita que uma corporação tradicional mude para um modelo de negócio com foco em valor e crescimento.
Um estudo da Marq, plataforma americana de criação de assets e gestão de branding, aponta que o esforço consistente na gestão da marca pode representar aumento de receita de até 20% para uma empresa.
Uma marca é mais do que apenas um logotipo ou um nome. É a identidade de uma empresa, que reflete suas características e personalidade. Uma boa marca é aquela que é reconhecida e lembrada pelos clientes, e que transmite confiança e credibilidade.
Como profissional em gerar marcas faixas-pretas, aposto em três pilares. A Essência aponta os guias estruturais que direcionam as decisões do seu negócio. A Experiência trabalha com produtos e jornadas que trabalham a favor da construção de relevância e, para completar, a Expressão atua na comunicação que posiciona a marca e a destaca da concorrência.
As empresas estão investindo em branding não só por questões financeiras, mas também por uma questão de propósito. Um estudo da Accenture revelou que 62% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas que têm um propósito e valores semelhantes aos seus.
Uma marca forte é fundamental para empresas que desejam se destacar no mercado. Ela ajuda a diferenciar a empresa, aumentar o reconhecimento e a confiança, e criar valor. Ao definir as diretrizes estratégicas, o propósito que guia as decisões, a identidade e tom de voz, a marca se comunica de forma eficaz e autêntica, e as empresas obtêm uma alavanca através da marca para alcançar suas metas.
André Cano é fundador da Ktarze Brands.