Caxias do Sul 15/05/2024

Ambientes decorados auxiliam na saúde e no bem-estar

Campos do design e da arquitetura se unem para proporcionar aconchego e qualidade de vida
Produzido por Rafael Sartori e Liliane Colório, 06/09/2022 às 15:17:50
Foto: Fabio Grison

Acreditamos que já passou o tempo em que as pessoas supunham que decorar os ambientes era supérfluo ou privilégio de poucos. Mais do que nunca, a casa é nosso templo, e não basta construções com belos exteriores, pois espaços decorados e organizados são de extrema importância e já não se fala em projetos arquitetônicos sem um planejamento conjunto de decoração de interiores.

Se o lar é nosso núcleo no mundo e a sensação de aconchego é muito positiva para a saúde mental, a decoração é necessária para manter esse equilíbrio. Cada item influenciará no seu humor, estado de espírito e produtividade. Tem coisa melhor do que ver retratado em cada detalhe do ambiente um pouquinho de nós e de quem amamos?

Com a pandemia, houve diversas mudanças de hábitos, um maior convívio com a família, cuidados mais apurados e olhar voltado para dentro. Esses fatores intensificaram a necessidade de construir um lugar que reflita nossa personalidade e estilo de vida.

Ambientes para meditar ou destinados à religiosidade tornaram-se fundamentais e o retorno do costume de tirar os calçados antes de entrar fez com que espaços como a chapelaria e hall de entrada ganhassem releituras, assim como o home office trouxe luz para cadeiras ergonômicas e confortáveis, posição do computador e mesas na altura correta – e a descoberta de modelos com altura variável para poder trabalhar em pé e evitar horas sentado.

A iluminação também é o foco. Quando bem planejada, é eficiente nos locais de trabalho e atenção, mas oferecerá também pontos de luz mais quente espalhados pela casa para criar cenários intimistas.

O mercado oferece diversos aplicativos, sites, blogs, catálogos e revistas de decoração. Porém, é importante ressaltar que somente um profissional qualificado na área é capaz de projetar ambientes confortáveis, práticos e funcionais, atendendo aos desejos, necessidades e personalidade de cada indivíduo. Um arquiteto ou designer tem o conhecimento necessário sobre combinações, formas, cores, texturas e proporção, detalhes cuidadosamente planejados para garantir o bem-estar de quem ocupará os ambientes. É um processo que transforma a casa em lar.

Liliane Colório é designer de interiores e Rafael Sartori é arquiteto