Caxias do Sul 20/01/2021

Wine bar abre as portas em casarão revitalizado da antiga Cantina Pão & Vinho

Novidade estreia nesta terça-feira com máquinas nas quais o cliente poderá servir-se de vinho diretamente das torneiras
Produzido por Silvana Toazza, 30/11/2020 às 16:28:01
Wine bar abre as portas em casarão revitalizado da antiga Cantina Pão & Vinho
Foto: Giovanni Brembati

O emblemático casarão histórico que abrigou até 2011 a tradicional Cantina Pão & Vinho ganha novo capítulo em sua história de 124 anos. A inauguração de um wine bar marca a revitalização da construção localizada próxima ao Museu Casa de Pedra, no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul.

O Tannat Wine Bar estreia nesta terça-feira, 1º de dezembro, e chega como o âncora do complexo, que conta ainda com uma segunda sala para locação, já em negociação com empreendimento do ramo gastronômico.

Dessa forma, esse casarão, tombado pelo Patrimônio Histórico de Caxias do Sul, que já foi parada obrigatória de turistas em busca da autêntica gastronomia típica italiana, volta à vida, ressignificado, e com o apelo de estar localizado nas proximidades dos pavilhões da Festa da Uva. O projeto tem como proponente a Palk Business Hub, e busca devolver à cidade uma área de convivência revitalizada, por meio de um novo espaço de lazer enogastronômico.

Os arquitetos Leonardo Bernardi e Carla Todescato definiram o projeto de restauro e os critérios de intervenção após pesquisa histórica, levantamento das patologias e análise do estado de conservação das edificações.

“O prédio histórico, por si só, já é referência e destino, mas nossa curadoria comercial busca operadores comprometidos com essa história para valorizá-la e levá-la décadas à frente de maneira revisitada, atendendo às aspirações de consumo modernas dos dias atuais”, ressalta o empresário Luciano Bulla, diretor da Palk Business Hub.

Detalhe: ele adianta que o outro espaço disponível, no segundo piso do prédio, deve abrigar uma operação gastronômica que converse com a descendência italiana da região.

Alessandro Beltrame, Jéverson Brisotto, Jonatan Bittencourt e Erich Tortelli são os sócios (Crédito Luis Bisol)

VINICULTURA COMO ESTRELA

O Tannat Wine Bar ocupa 150 metros quadrados do salão principal do casarão e 130 metros quadrados para mesas na área externa. O empreendimento dos sócios Erich Tortelli, Alessandro Beltrame, Jéverson Brisotto e Jonatan Bittencourt valoriza a vinicultura nacional (50% do estoque) e também oferecerá mais de 100 rótulos vindos de 20 países.

Um diferencial será a simplificação do consumo do vinho por meio de quatro wine stations, máquinas nas quais o cliente poderá servir-se diretamente nas torneiras. O local também vai oferecer cardápio assinado pelo chef Ramon Zampieri, com opções de tábuas de frios, carnes e pratos da culinária internacional.