Caxias do Sul 24/04/2024

Prédio histórico que já abrigou vinícola e Café de La Musique ganhará novo hóspede

Instalada no Largo da Estação, estrutura tombada da década de 1930 terá novo destino
Produzido por redação, 19/05/2021 às 09:06:22
Prédio histórico que já abrigou vinícola e Café de La Musique ganhará novo hóspede
Antiga Cooperativa São Victor foi edificada na década de 1930
Foto: Fernando Dai Prá

Há mais de um ano fechado, o prédio histórico que abrigou como último inquilino o Café de La Musique terá novo hóspede. Em breve, será moldura para a Inkore Largo da Estação – primeira franquia da Inkore Fitness, rede de academias premium que nasceu em janeiro deste ano em Caxias do Sul. A estrutura tombada já foi sede da antiga Cooperativa Vinícola São Victor, edificada na década de 1930, que posteriormente passou a ser propriedade da Cooperativa Nova Aliança.

A franquia escolheu o ponto estratégico pois busca se inserir no movimento para a revitalização do bairro São Pelegrino e dessa importante região da cidade no Largo da Estação. Os detalhes acabam de ser afinados com os empreendedores, que planejam a abertura da academia no segundo semestre deste ano. A proposta é democratizar o conceito de academia premium a um preço mais acessível.

A franquia nº 1 da Inkore Fitness, batizada de Inkore Largo da Estação, será instalada nos cerca de 2 mil metros quadrados de área construída da estrutura tombada pelo patrimônio histórico, que incluem o prédio principal com dois pavimentos e fachada em pedra adornada pelo portão de ferro original dos anos 1930, mais o pavimento superior do prédio ao lado. Também será agregado ao projeto da academia o estacionamento da esquina das Ruas Dr. Augusto Pestana e Coronel Flores (acesso), com aproximadamente 1,5 mil metros quadrados.

Revitalização sem descaracterização

O projeto está sendo executado pelos arquitetos João Carpeggiani e Leonardo Regianini, do escritório Os Arquitetos, em consonância com o município para que a revitalização do espaço respeite as peculiaridades de um imóvel tombado pelo patrimônio.

A escolha do imóvel foi estratégica pelos empreendedores da franquia (os sócios da franqueadora e as empresárias Mabel Gonzatto e Sandra Lunardi), que se engajam ao movimento para a revitalização da região, por meio do projeto Centralidades Urbanas – São Pelegrino.

“Queremos fazer parte desse processo e estar inseridos no desenvolvimento da região, que se transformará em uma referência cultural, gastronômica e para os negócios de nossa cidade. Temos certeza de que, em breve, será um dos pontos mais valorizados de Caxias”, enfatiza o sócio Deividi Gonzatto, representante da franqueadora.

A saber: A proposta da Inkore, que dá largada ao processo de expansão, inclui oferecer amplas academias, normalmente com mais de 1,5 mil metros quadrados, com aparelhos modernos e muita tecnologia ao alcance dos clientes.