Caxias do Sul 17/04/2024

Visate faz teste com novo sistema de divisórias para proteger motoristas e cobradores

Kit de proteção foi desenvolvido pela Marcopolo para garantir mais segurança no transporte coletivo
Produzido por Silvana Toazza, 06/05/2020 às 11:50:18
Visate faz teste com novo sistema de divisórias para proteger motoristas e cobradores
A escolha pelo vidro como material a ser utilizado se deu devido à sua superfície lisa e facilidade de limpeza e higienização
Foto: Divulgação Marcopolo

O site mantém o propósito de constantemente valorizar bons exemplos de empreendedorismo na Serra Gaúcha. Nesse caso, a Marcopolo – um dos dois maiores conglomerados fabris de Caxias – precisou acelerar seus processos de inovação e engenharia para deixar seus ônibus mais seguros frente a contaminações pela Covid-19.

Dessa vez, a ação para prevenir o avanço da pandemia resulta em um sistema de divisórias que funciona como uma barreira de proteção para motoristas e cobradores. A novidade vem sendo testada nos últimos dias no sistema de frota da Visate, operadora de transporte coletivo urbano de Caxias do Sul. Comercializado em forma de kit, o novo sistema de proteção agiliza a sua instalação nos ônibus em circulação em todo o Brasil.

A saber: a Marcopolo fornecerá o produto para os operadores e proprietários de veículos por intermédio de suas filiais e rede de representantes nacionais.

A explicação é simples: trata-se de um sistema de barreira física para o condutor e cobrador que reduz a possibilidade de contágio da doença porque impede a transmissão e o contato com as gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro, explica João Gabriel Magnabosco, gerente de Engenharia da Marcopolo.



Os painéis delimitam a área de trabalho desses profissionais, expostos diariamente à grande circulação de pessoas, garantindo proteção também para os passageiros. O sistema oferece a motoristas e cobradores proteção adicional aos EPIs, como as máscaras individuais exigidas pelos órgãos de saúde e por decretos municipais.

“O sistema foi idealizado para ônibus urbanos com motor dianteiro, grande maioria da frota circulante no país, como o Torino, modelo mais produzido pela Marcopolo. Mas, por ser uma solução flexível e modular, poderá ser adaptado e instalado em diferentes carrocerias, inclusive de gerações anteriores. A parte do cobrador é adaptável para qualquer ônibus e a do motorista depende de um projeto específico para cada modelo”, destaca o executivo.

A escolha pelo vidro como material a ser utilizado se deu devido à sua superfície lisa e facilidade de limpeza e higienização. Materiais como o acrílico sofrem degradação acelerada quando em contato com álcool, utilizado na higienização.

O projeto do sistema foi desenvolvido em parceria com a Visate. Essa é mais uma das soluções criadas pela Marcopolo desde o início de abril para deixar o transporte coletivo mais seguro em meio à pandemia.

Leia também:

Uso do grafeno reduzirá peso e aumentará resistência em ônibus
Marcopolo testa novo sistema de desinfecção de ônibus na Viação Ouro e Prata
Fabricante de Caxias é a única do país a vender miniônibus a pronta-entrega