Caxias do Sul 20/04/2024

Marcopolo testa novo sistema de desinfecção de ônibus na Viação Ouro e Prata

Novidade, em parceria com a Aurratech, estará à disposição das operadoras de transporte no Brasil e no Exterior
Produzido por Silvana Toazza, 03/05/2020 às 12:20:23
Marcopolo testa novo sistema de desinfecção de ônibus na Viação Ouro e Prata
Processo total de aplicação leva menos de 20 minutos e garante proteção por até três dias
Foto: fotos de Gelson Mello da Costa

Como o transporte coletivo pode ser mais seguro para enfrentar o coronavírus? Desde que a pandemia pegou o mundo em cheio, a caxiense Marcopolo (que vende seus ônibus para esse mesmo mundo, hoje acuado) vem trabalhando incansavelmente por meio de sua divisão Next para oferecer inovações que minimizem os riscos em seus veículos.

Dessa vez, em parceria com a Aurratech, com atuação no Brasil, África do Sul, Espanha e Estados Unidos, a Marcopolo apresenta uma solução de biossegurança para tornar o transporte coletivo mais seguro frente a contaminações virais.

Com isso, a Viação Ouro e Prata, operadora de transporte do Rio Grande do Sul, é alvo de testes pioneiros da novidade oferecida a partir dessa dobradinha. Trata-se do FIP Onboard®, um produto atóxico, podendo ser aplicado rapidamente no salão de passageiros, cabine do motorista e até mesmo no bagageiro, cobrindo 100% das superfícies. O processo total de aplicação leva menos de 20 minutos e garante proteção por até três dias.

“Uma névoa é dissipada em todo o interior do ônibus. Em cerca de 10 minutos, o produto atua e realiza a desinfecção, impedindo a disseminação dos vírus”, explica Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next.

Outro diferencial é que a névoa age sem deixar poltronas úmidas, evitando o desconforto dos passageiros, e também sem interferir no funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos internos.

A saber: a tecnologia FIP Onboard® é um processo inédito e patenteado para desinfecção de superfícies e ambientes, através de nanopartículas de uma solução biocida, permitindo que o veículo seja utilizado pelos passageiros poucos minutos após a sua aplicação.

“A aplicação desenvolvida em conjunto com a Aurratech tem formulação desenvolvida exclusivamente para ônibus, tendo potencial para redefinir os protocolos de biossegurança relacionados à sanitização antes de cada viagem, o que permitirá um retorno seguro da mobilidade em viagens interestaduais, intermunicipais e urbanas”, destaca Amaral.

Por intermédio desta parceria tecnológica, a Marcopolo Next colocará à disposição das operadoras de transporte, por meio da rede de representantes no Brasil e no Exterior, essa solução capaz de proteger a sociedade de agentes biológicos nocivos à saúde e segurança dos passageiros e motoristas, como o novo coronavírus.

“Estamos preparando os equipamentos para aplicação e iniciando os treinamentos para as equipes de nossas filiais e das redes de distribuidores, concessionários e representantes Marcopolo e Volare no Brasil e exterior” complementa Petras Amaral.

Características:

- Solução biocida em estado de “nanopartículas”, ao invés de uma solução líquida, não deixando umidade;

- Permanece em suspensão por um longo período, proporcionando maior tempo de contato entre a solução biocida e superfícies;

- Maior deposição de gotas por cm²;

- Contato da solução biocida em 100% das superfícies, até em áreas de difícil acesso;

- Aumento da eficácia do processo de desinfecção/sanitização;

- Reduz drasticamente o consumo de água e produto sanitizante, podendo alcançar 99% de economia em comparação aos métodos tradicionais de desinfecção (ex: aspersão);

- Processo automatizado que minimiza a interferência humana, reduzindo o risco de falhas e necessidade de retrabalho;

- Segurança e saúde ocupacional, elimina o contato humano direto com produtos químicos durante a aplicação da solução biocida.

Para conhecer melhor, acesse o vídeo: Deixe o ônibus desinfectado