Caxias do Sul 18/08/2022

Vinícola da Serra obtém certificado internacional por só utilizar energia renovável

Empresa foi reconhecida por usar energia elétrica oriunda de fontes limpas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa
Produzido por redação, 24/05/2022 às 13:19:34
Vinícola da Serra obtém certificado internacional por só utilizar energia renovável
Foto: Emerson Ribeiro

A Miolo Wine Group, com sede no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, tem a sustentabilidade no seu cotidiano. Tanto que a empresa acaba de ser certificada por utilizar em suas unidades – Miolo (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS), Terranova (Vale do São Francisco – Casa Nova/BA) e Almadén (Campanha Central – Santana do Livramento/RS) – somente energia elétrica oriunda de fonte limpa, totalmente renovável, sem agredir o meio ambiente, ou seja, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

A conquista baseia-se no levantamento e na comprovação de indicadores de sustentabilidade que apontam uma redução de 63,285 toneladas de gás carbônico (CO2) desde setembro de 2021. Com vigência para 2022, o certificado é reconhecido pela Ludfor Energia Ltda, por meio de dois selos: Certificado de Energia Renovável e Certificado Panorama Sustentável.

A energia elétrica consumida pelo grupo é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal, como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH (siglas que significam usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos). A prática garante uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável, obedecendo os princípios e valores do conglomerado vitivinícola. Os dados que atestam a certificação foram calculados a partir de metodologias internacionais.

Para o diretor superintendente da Miolo, Adriano Miolo, essa certificação expressa a conduta da empresa de ser um grupo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

“A sustentabilidade nos dá um olhar mais atento sobre como conduzimos nosso negócio em cada etapa. E assim construímos uma cultura de empresa renovável”, comemora.

Consciência ambiental

A Miolo criou e mantém um Manual de Sustentabilidade com ações pensadas para reduzir o impacto no meio ambiente, oferecendo produtos de qualidade e consciência ambiental. O equilíbrio é uma busca constante e, para isso, a marca também acumula as Certificações ISO 22000 (Segurança de Alimentos) e ISO 9001 (Gestão da Qualidade), que garantem a excelência da qualidade dos produtos e processos, além da adoção de práticas para a separação adequada e reciclagem de resíduos, diminuição dos impactos no tratamento de efluentes e economia viável.

Entre as principais ações está a reutilização da água proveniente da estação de tratamento de efluentes no processo de irrigação nos vinhedos do Vale do São Francisco. A empresa também usa garrafas e tampas recicláveis, elabora adubo através de compostagem com matéria orgânica gerada na produção, recicla resíduos sólidos gerados em empresas parceiras, destina resíduos para coprocessamento de combustíveis para fornos de cimento, entre outros.

No vinhedo, o grupo adota práticas, entre elas, de Viticultura de Precisão e da Produção Integrada de Uva, analisa o solo fazendo correção de nutrientes, usa vegetação nativa nas entre-filas do vinhedo com manejo de roçadas mecânicas, uso de adubação verde na linha de plantas para controle de erosão. Outro diferencial é que todo portfólio da Miolo é 100% vegano, ostentando no contrarrótulo o Selo da The Vegan Society, mais antiga sociedade vegana do mundo, reconhecida pela International Vegetarian Organization.