Caxias do Sul 29/04/2024

Vinícola da Serra festeja 40 anos focada em crescer... na qualidade, e não na quantidade

Com produção de 250 mil garrafas de bebidas por ano e menos de 20 funcionários, Boscato é case de sucesso no setor
Produzido por Silvana Toazza, 11/09/2023 às 17:30:48
Vinícola da Serra festeja 40 anos focada em crescer... na qualidade, e não na quantidade
Clóvis Boscato é enólogo e cofundador da vinícola
Foto: Julio Soares

Com média de crescimento anual de 20%, uma vinícola da Serra Gaúcha comemora 40 anos como uma marca que ganhou projeção não no tamanho, mas na consolidação de público. Fundada em 1983, a Boscato Vinhos Finos, de Nova Pádua (RS), é uma boutique vitivinícola da região, com faturamento médio anual de R$ 2 milhões e menos de 20 funcionários. Em sua receita de sucesso, qualidade sempre esteve acima da quantidade.

No ano em que celebra suas quatro décadas de fundação, a empresa participa, pela primeira vez com estande próprio, da 4ª Wine South America, importante feira profissional de vinhos da América Latina, que ocorre nesta semana (de 12 a 14 de setembro), em Bento Gonçalves, palco estratégico de encontro de compradores e expositores.

A maior parte da produção da Boscato, de aproximadamente 250 mil garrafas de bebidas por ano, abastece o mercado interno. Mas a rolha externa também foi retirada. Atualmente, a vinícola exporta alguns de seus rótulos para a República Tcheca e a Austrália.

"Se não tem uva boa, não tem vinho bom"

Descendente de imigrantes italianos e convivendo desde a infância com o ofício do pai, que era vitivinicultor, o enólogo e cofundador da vinícola, Clóvis Roberto Boscato, 72 anos, é o próprio garoto-propaganda da grife. Tem profundo conhecimento do mercado da uva e do vinho. Formado em Enologia desde 1972, pela Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves, o empresário trabalhou como responsável técnico de várias indústrias vitivinícolas da Serra Gaúcha até criar sua marca própria e familiar, em 1983.

"O vinho é um dos representantes do desenvolvimento econômico da nossa região. Nosso compromisso é melhorar constantemente a qualidade da bebida, sem aumentar a quantidade. É manter o controle dos sabores e aromas, que começa no solo e no cultivo da fruta. Se não tem terra boa, não tem uva boa. Se não tem uva boa, não tem vinho bom", afirma Boscato.

A Boscato contempla 12 rótulos de vinhos principais, identificados por três categorias: Boscato (três rótulos), Cave Boscato (sete rótulos) e Gran Cave Boscato (dois rótulos). A empresa também elabora a edição especial Anima Vitis 2005, que deu origem a um varietal composto por cinco variedades de uva (Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancellotta, Refosco e Alicante Bouschet), extremamente concorrido.