Caxias do Sul 20/04/2024

Vida de poeta singular inspira multiplicidade de artistas

Biografia de Vivita Cartier, lançada há um ano, suscita manifestações diferenciadas de expressões culturais
Produzido por redação, 13/03/2020 às 09:34:16
Vida de poeta singular inspira multiplicidade de artistas
“Vivita: Noiva do Sol” ganhou os aplausos de quase 400 pessoas ao longo das nove apresentações
Foto: Anésia Jardim Müller

Março, o Mês da Mulher, também marcou, ano passado, o centenário de morte de uma singular, misteriosa e instigante personalidade feminina gaúcha, que teve Porto Alegre e a Serra como principais palcos de sua curta e intensa vida dedicada às artes: Vivita Cartier (21/4/1893 – 12/3/1919). Para pontuar a data, o escritor Marcos Fernando Kirst lançou a biografia da escritora, intitulada “O Ocaso da Colombina: A Breve e Poética Vida de Vivita Cartier”, em evento concorrido que teve lugar na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. O livro concretizou-se após sete anos de pesquisa e um ano dedicado à sua redação, materializando-se a partir dos apoios cruciais da Calíope Comunicação, Marketing e Publicações (que custeou todos os gastos exigidos pelos oito anos de trabalho) e pela Indústria de Móveis Florense (que arcou com todos os custos gráficos).

De um ano para cá, a repercussão do livro, ampliando as informações sobre a personagem e levando-a ao conhecimento de quem não sabia de sua existência, vem resultando na produção de uma série de novas abordagens artísticas sobre vida e obra de Vivita Cartier, que tem agitado a agenda cultural da região. Primeiramente, a banda Rota Lunar gravou um CD contendo quatro poemas de Vivita, arranjados e musicados especialmente para o evento de lançamento. A produção ficou a cargo de Jonas Reis e Moisés Marcarini.

A fotógrafa Liliane Giordano, da Sala de Fotografia, percorreu os recantos de Criúva onde Vivita viveu, passeou, poetou e morreu, e produziu um ensaio fotográfico ímpar. Intitulada “Vislumbres da Noiva do Sol”, a mostra temática mesclando fotos antigas, fotos originais e trabalhos em bordado produzidos pela mãe da fotógrafa, Suzana Maria Giordano, estreou nas dependências do Museu Municipal de Caxias do Sul em fevereiro de 2019, migrou posteriormente para uma das salas de leitura da Livraria e Café Do Arco da Velha e, no início de 2020, passou a adornar as paredes do casarão do Moinho da Cascata, sede do Grupo Teatral Ueba Produtos Notáveis.

Em Criúva, uma turma de alunas da Escola Estadual de Ensino Médio João Pilati teve a iniciativa de levar pela primeira vez aos palcos a vida de Vivita, em uma montagem que teve como fio condutor alguns dos poemas da escritora. Apresentada primeiramente no distrito caxiense em abril, a peça ganhou nova apresentação dentro da programação oficial da Feira do Livro de Caxias do Sul em setembro de 2019.

Já o Grupo Ueba, capitaneado pelo casal de atores/empresários Jonas Piccoli e Aline Zilli, produziu uma impressionante montagem teatral profissional, inspirada na biografia de Marcos Fernando Kirst, proporcionando ao público uma vivência transformadora pelos ambientes do Moinho da Cascata em uma peça que já ganhou três temporadas distintas, de novembro de 2019 a março de 2020. “Vivita: Noiva do Sol” ganhou os aplausos de quase 400 pessoas ao longo das nove apresentações, consolidando Aline Zilli no papel de Vivita Cartier, a partir da montagem do dramaturgo Jonas Piccoli, em peça que contou ainda com as participações de Jacqueline Aires, Luiza Pezzi, Giulian Longa e Cristiano Cardoso. O autor do livro foi convidado a fazer uma participação especial em cena.

O livro “O Ocaso da Colombina: A Breve e Poética Vida de Vivita Cartier” segue à venda a preço especial de R$ 80,00 na Revistaria Prazer de Ler (no mezanino do Shopping Prataviera, de onde também encaminha pedidos para todas as localidades do Brasil) e na Livraria e Café Do Arco da Velha.