Caxias do Sul 19/11/2025

Unidade móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares gaúchas

Equipamento foi viabilizado com R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar e beneficiará cantinas do RS
Produzido por Silvana Toazza, 11/11/2025 às 11:15:12
Unidade móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares gaúchas
Caminhão é equipado com sistema completo de envase e rotulagem
Foto: Diego Adami, divulgação

Às portas de uma nova safra de uva, o segmento vitivinícola da Serra Gaúcha (e do RS) brinda a chegada de uma tecnologia que potencializará a produção de vinhos e melhorará o processamento de pequenas vinícolas familiares. Representando mais um passo em direção à inovação e à eficiência produtiva, nesta segunda-feira (10/11), foi entregue oficialmente, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, a Unidade Móvel de Envasamento de Vinhos à Associação das Vinícolas Familiares de Bento Gonçalves (Enovinho), marcando também o início da operação do serviço.

Desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS (Consevitis-RS), o projeto foi viabilizado com recursos de R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Guilherme Pasin, destinados à Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS e executados pelo Consevitis-RS. O Sicoob Meridional apoiou financeiramente o processo de emplacamento, seguro e taxas para a circulação do veículo.

Democratização da tecnologia

Trata-se de um caminhão equipado com sistema completo de envase e rotulagem, capaz de atender pequenas e médias vinícolas diretamente em suas instalações. O equipamento realiza as etapas de higienização de garrafas, filtragem, envase, vedação (rolha ou screw cap), rotulagem e aplicação de cápsula, com capacidade para até 450 garrafas por hora. As garrafas devem ser de vidro de 750 ml. Inicialmente voltado a vinhos tranquilos, o sistema poderá futuramente ser adaptado também para espumantes, mediante a instalação do processo de dégorgement (etapa final que consiste em remover o sedimento de levedura morta do gargalo da garrafa).

Entre os componentes técnicos estão um tanque pulmão de 500 litros, conjunto de filtração móvel, monobloco semi-automático (com enxaguadora, enchedora, rolhador e tapador pilfer) e uma rotuladora e capsuladora autoadesiva. O funcionamento requer duas pessoas na operação, democratizando o acesso à tecnologia e contribuindo com o padrão de qualidade das pequenas e médias vinícolas do Estado. Antes, o envase de grande parte dos empreendimentos de pequeno porte era feito manualmente, garrafa por garrafa, o que representava demora e dificuldade em manter o padrão de colocação de rolhas. O serviço, operado pela Enovinho, estará disponível a todas as vinícolas gaúchas interessadas, com possibilidade de rotas regionais compartilhadas, de forma a ratear os custos de deslocamento.