Caxias do Sul 20/04/2024

Três marcas da Serra figuram entre as 15 startups gaúchas mais promissoras em 2021

Sebrae-RS elege as empresas emergentes do Estado para ficar de olho no próximo ano
Produzido por Silvana Toazza, 22/12/2020 às 10:49:58
Três marcas da Serra figuram entre as 15 startups gaúchas mais promissoras em 2021
Moderniza entre as destacadas pelo Sebrae-RS
Foto: Gilmar Gomes

Três startups da Serra constam no ranking das 15 gaúchas nas quais devemos ficar de olho em 2021 pelo potencial de crescimento, conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS).

De Caxias do Sul são duas: a Moderniza, especializada em soluções de gestão para lojas físicas e virtuais, com uma rede de mais de 100 revendedores e franqueados no Brasil, e a Gáutica, focada em segurança no ambiente de trabalho. A terceira na região vem da vizinha e turística Gramado, a Planne, uma plataforma para vendas digitais para restaurantes, parques, agências de turismo e demais atrações.

Fechamento do ano com contratações

A indicação dialoga com o momento de ouro da Moderniza, que conseguiu encontrar soluções tecnológicas para seus clientes diante da crise da Covid-19 e fecha 2020 com mais contratações:

“O crescimento da Moderniza se dá pela vibe boa que conseguimos construir no ambiente interno da empresa, que se reflete na boa qualidade na prestação de serviços, tanto no suporte quanto no desenvolvimento de novas funcionalidades, tornando as soluções cada vez mais robustas, bem como na comprovação do modelo de negócios, através de nossos parceiros, cerca de 120 revendas e franqueados em 22 estados brasileiros”, comemora Giovani De Zorzi, CEO da Moderniza Group.

Ao divulgar a lista das startups inovadoras e com grande potencial de expansão no próximo ano, Debora Chagas, coordenadora estadual da Startups e Economia Digital do Sebrae-RS, sintetiza como essas empresas novas e emergentes encontram espaço no mercado, mesmo diante da crise de saúde e, por vezes, econômica:

“Onde tem um problema real a ser resolvido, tem oportunidades para novas startups”.

Pudera: o RS tem cada vez mais se destacado no ecossistema tecnológico do país, figurando como o terceiro Estado em número de operações, com cerca de 940 startups.

A seguir, confira as 15 startups gaúchas que se destacaram em 2020 e que prometem um grande crescimento em 2021 para você ficar de olho:

Modernizahttps://moderniza.group/

A Moderniza, de Caxias do Sul, é uma empresa de ERP especializada em varejo omnichannel (solução de gestão para lojas físicas e virtuais) e comercializa suas soluções através de uma rede de mais de 100 revendedores e franqueados no Brasil.

Apesar da pandemia, a startup fechará o ano com crescimento de 50% e, para 2021, a previsão é dobrar de tamanho novamente.

Gáuticahttps://www.gautica.com/

A Gáutica, de Caxias do Sul, é uma plataforma SaaS especialista em normas de conformidade técnica, como a NR-12. A startup salva vidas, aumentando a segurança no ambiente de trabalho. Com uma plataforma online para a coleta de dados no chão de fábrica que guia engenheiros em segurança do trabalho na apreciação de riscos e, por meio de computação em nuvem, a startup automatiza a geração de documentos técnicos exigidos por lei. Atualmente, está presente em todos os estados do Brasil, com 3.000 usuários, 50.000 máquinas analisadas, 167.000 riscos identificados, 490.000 imagens de evidências, mais de 1.860.000 recomendações para adequação das máquinas e equipamentos para ficarem seguros para seu uso.

Plannehttps://planne.com.br/

A Planne, de Gramado, oferece uma plataforma completa para que negócios de serviços e turismo possam vender online com segurança e flexibilidade através do seu próprio site. São restaurantes, parques, agências de turismo e demais atrações que tem na Planne um grande aliado na retomada do controle das suas vendas.

Em comparação ao início do ano, a Planne chega a dezembro com um volume transacionado mensal seis vezes maior, e ainda foi escolhida em um dos programas de aceleração mais concorridos do país na aceleradora Wow, de Porto Alegre.

O ano de 2021 promete ser um ano de grandes oportunidades no setor de turismo, experiências e serviços, e a Planne projeta um crescimento consistente através da estruturação de um time de vendas escalável e o lançamento de novos produtos, como o sistema de afiliados que tem como ambição revolucionar as relações comerciais no setor.

Alloyhttps://www.alloy.al/

A Alloy, de Santa Maria, ajuda empresas do varejo a construir seu próprio canal de vendas online e conhecerem mais profundamente seu público através de um sistema próprio de CRM, que estreita o relacionamento entre varejistas e clientes por meio de ferramentas de automação de marketing, fidelização, comunicação e feedback para impulsionar as vendas e ajudar a criar uma base de clientes sólida e fiel. A empresa fechará o ano com 100% de crescimento, e o objetivo para 2021 é atender mais de 1.000 empresas, com mais de um milhão de pessoas efetivamente cadastradas em suas plataformas.

Anota Aíhttps://anota.ai/home

O Anota AI, com sede em Rio Grande, é a única plataforma de atendente virtual com inteligência artificial no Brasil. Um robozinho consegue responder as principais dúvidas dos clientes e ainda fechar um pedido e imprimi-lo.

Em 2020 a startup cresceu 10 vezes o número de clientes e já é a maior plataforma de pedidos para delivery do Brasil, estando presente em todos os estados e ajudando mais de 3.000 clientes, contando com uma equipe de 60 colaboradores.

Cozinhe.mehttps://www.cozinhe.me/

A Cozinhe.me, de Porto Alegre, é uma Foodtech que utiliza tecnologia e inovação em uma nova jornada para quem quer cozinhar. Oferece kits culinários contendo ingredientes frescos, passo a passo para execução da receita, playlist especial e outras surpresas que transformam o ato de cozinhar em uma verdadeira experiência. Lançará em 2021 o Clube de cozinha, no qual os assinantes receberão mensalmente um kit contendo os segredos das melhores receitas dos restaurantes parceiros. Inserida em um mercado que não para de crescer, os fundadores projetam um crescimento de 300% em 2021 e a participação de rodadas de investimento para ampliar sua atuação para Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa.

Digifarmzhttps://www.digifarmz.com/

A DigiFarmz, de Porto Alegre, é um plataforma digital formada por algoritmos e uma base de dados de mais de 16 anos de pesquisas, que combinados com informações de climas e satélites, consideram a realidade de cada fazenda e talhão, apresentando recomendações inteligentes personalizadas em fitossanidade e nutrição, reduzindo os erros no manejo das culturas agrícolas, gerando maior assertividade, produtividade e menor impacto ambiental.

Atualmente, tem clientes em todos os Estados agrícolas do Brasil, e também no Paraguai, com excelentes resultados gerados a campo, onde – por exemplo – os produtores e técnicos que utilizam a DigiFarmz em soja, têm obtido de 3 a 18 sacos por hectare a mais em suas lavouras. Seu faturamento cresceu 3,5 vezes de 2019 para 2020.

Growdevhttps://www.growdev.com.br/

A Growdev, de Campo Bom, nasceu com o propósito de acelerar a entrada de pessoas desenvolvedoras de software no mercado, mudando a vida destas e de organizações. Com um modelo inovador no qual os alunos aprendem atuando em projetos contratados por empresas e, assim, obtendo uma experiência real em projetos de software, a Growdev realiza a conexão dos futuros profissionais com o mercado, contribuindo para a diminuição do déficit de profissionais qualificados na área de TI. A Growdev encerra o ano com mais de 150 alunos, mais de 20 empresas atendidas e com planos de ampliar sua operação para os estados de Santa Catarina e Paraná em 2021.

One Percent https://onepercent.io/

A OnePercent, de Novo Hamburgo, é um startup especializada no desenvolvimento de soluções em Blockchain, atuando em projetos customizados e oferecendo plataformas de Blockchain as a Service (BaaS). Blockchain é uma arquitetura disruptiva que frequentemente aparece entre as tecnologias que mudarão radicalmente a forma como os negócios funcionam, assim como IoT, Cloud e Inteligência Artificial. Os projetos customizados contemplam rastreabilidade da cadeia de valor, uso de Blockchain para otimização das operações, aumento da competividade e apoio no processo de transformação digital das empresas.

Palma Sistemashttp://www.palmasistemas.com.br/

A Palma Sistemas, de Porto Alegre, desenvolve soluções para hospitais usando recursos de Internet das Coisas. Um dos seus produtos é o IOTGel, um higienizador de mãos que identifica o usuário. A Palma promete para o primeiro semestre de 2021 uma nova função para o IOTGel, para solucionar uma dor existente em hospitais mundo afora. A meta é terminar 2021 com 10 clientes do IOTGel e em 5 anos ter o produto presente em 5% dos hospitais brasileiros. A participação no BRDE Labs RS abriu um novo mercado para a Palma, que assinou uma parceria com uma empresa líder no segmento fornecimento de insumos corporativos. Juntas, prometem lançar produtos inovadores para este segmento.

Pix Midiahttps://pixmidia.com.br/

A Pix, de Esteio, é uma Startup Gaúcha que fornece tecnologia SaaS para Tv Corporativa, para empresas que buscam otimizar sua comunicação interna.

A startup atende mais de 250 empresas, dentre elas Unilever, Taurus, Engie, Unimed, Languiru e, atualmente, mais de 4 mil telas de TV espalhadas por todos os estados do Brasil tem seu conteúdo gerenciado por meio do iMidiaTV, software que foi desenvolvido pela empresa. A startup acaba de levantar uma rodada de R$ 1 milhão, trazendo 3 grandes fundos nacionais e deve gerar 15 novos postos de trabalho, em 2021, iniciando o plano de atingir 1000 clientes em 24 meses. Em 2020 a startup faturou mais de R$ 2,5 milhões, um crescimento de 300% quando comparado ao ano anterior, e tem a expectativa de ultrapassar 10 mil pontos de TV já em 2021.

Regenera https://regeneramoleculas.com.br/

A Regenera Moléculas do Mar, de Porto Alegre, é uma empresa de base tecnológica que oferece soluções sustentáveis em biotecnologia a partir da Amazônia Azul. Única empresa no mundo com uma coleção pioneira de micro-organismos marinhos legalmente disponível para bioprospecção e desenvolvimento tecnológico. Novas moléculas antibióticas, insumos inovadores para cosméticos e micro-organismos inéditos, com alto potencial de aplicação no agronegócio, são exemplos dos projetos desenvolvidos. Startup número 1 em Open Innovation na categoria Top Trends Biotech pelo segundo ano consecutivo junto ao Ranking 100 Open Startups. Em 2020, também recebeu o Grow+ Innovation Awards, premiação que tem por objetivo reconhecer os melhores projetos de inovação de produtos, serviços e modelos de negócio do país! Em 2019, recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho – categoria Startup Inovadora, dentre outras premiações ao longo da sua trajetória.

Mesmo em um ano atípico e cheio de desafios, os resultados foram históricos e superaram as expectativas. A startup manteve os contratos em vigência e aumentou o portfólio de projetos e parceiros, consolidando cada vez mais a sua proposta de valor.

Serallhttp://www.serall.biz/

Startup de Campo Bom focada no desenvolvimento de vedações de borracha com tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros e atender as demandas das indústrias 4.0. Por conta do processo inovador, os produtos da Serall possuem propriedades mecânicas muito superiores, com maior resistência e vida útil, fabricados a partir de materiais avançados de alta resistência química e térmica, e que minimizam os impactos ambientais gerados por equipamentos industriais. A Serall é pioneira na fabricação de produtos em FFKM no Brasil.

Os produtos também possuem certificações de padrões internacionais e possuem homologações nos setores em maior crescimento no Brasil, como o de petróleo, alimentos, química e mineração. A Serall é uma das primeiras empresas do mundo a trabalhar no desenvolvimento de elastômeros com grafeno, material raro e que terá alto impacto na indústria por conta das suas propriedades revolucionárias.

Stargridhttps://stargrid.pro/

A StarGrid, de Porto Alegre, é uma solução de gestão de escalas de trabalho automática com uso de Inteligência Artificial. A solução possibilita a automação das escalas, a facilitação das trocas diárias, folgas e faltasse permitindo o dimensionamento baseado na demanda auxiliando no redimensionamento da força de trabalho entre os setores e equipes.

A média de folgas preferencias atendidas SEM STARGRID é 20%, porém com a solução eleva-se o grau de satisfação dos colaboradores para níveis inéditos, superiores a 70% de folgas em dias desejados. Respeitando critérios legais e preferenciais de cada setor, turno ou indivíduo aumentando a qualidade laboral e tornando as rotinas de trabalho mais satisfatórias.

A startup impacta em indicadores importantes e melhora o desempenho das instituições, reduzindo turnover, absenteísmo, banco de horas, horas extras e outros. Gera para seus clientes um retorno médio sob o investimento de 11 vezes trazendo uma grande economia nas instituições, com cases já superando milhões de reais e muitas horas economizadas.

A startup quadruplicou seu faturamento de 2019 para 2020 e a expectativa é melhorar essa taxa de crescimento ainda mais para 2021. Para isso está investindo na expansão do time, qualificando a estratégia e validando funcionalidades importantes para os diversos segmentos que atua.

Umblerhttps://umbler.com/br

A Umbler, de Gravataí, é uma plataforma que liga empresas que querem ter sucesso na internet com agências digitais que sabem fazer isso.

Assim como o Airbnb não possui imóveis próprios, a startup entende que a melhor forma de impactar milhões de empresas é qualificando e criando as melhores ferramentas para milhares de agências digitais.

Atualmente, mais de 2.700 agências digitais já são parceiras Umbler e usam para potencializar seu trabalho, soluções de hospedagem de sites, ferramentas para whatsapp e email profissional. A Umbler conta com mais de 290 mil usuários na plataforma, teve um crescimento anual de 52% na sua base de clientes e está entre as maiores plataformas do Brasil.