Caxias do Sul 29/04/2024

Tour guiado revela a história do prédio do Pátio Eberle

Pontos icônicos da construção poderão ser visitados durante programação do 2º Natal de Afetos
Produzido por redação, 22/11/2023 às 09:30:33
Tour guiado revela a história do prédio do Pátio Eberle
Tour é gratuito, mas é preciso realizar inscrição antecipada
Foto: Duda Mangoni/Divulgação

No próximo sábado, dia 25 de novembro, e posteriormente em 9 de dezembro, às 10h, será oferecido à comunidade um passeio guiado para desvendar os segredos e curiosidades que envolvem o histórico prédio do Pátio Eberle, no centro de Caxias do Sul, como parte das celebrações do 2º Natal de Afetos.

Conduzido pelo jornalista Rodrigo Lopes, responsável pela curadoria do Caminho Histórico (exposição permanente de painéis fotográficos sobre a história do prédio e sua relação com a cidade), o roteiro proporcionará uma imersão nos pontos marcantes do edifício, incluindo a icônica casinha de madeira, a piteira e o grande sentinela do tempo: o relógio.

A visita também explora detalhes como os vitrais no acesso principal, as engrenagens reproduzidas no piso de pedras portuguesas e peculiaridades das antigas seções da fábrica, garantindo aos participantes uma experiência enriquecedora e memorável.

Além do tour, haverá ainda a abertura da exposição intitulada "A Casinha", composta por 15 fotos selecionadas por Rodrigo Lopes, provenientes de acervos familiares e do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O título presta uma homenagem à casinha de madeira, o principal ícone do prédio, cuja réplica original foi instalada no terraço em 1946, marcando os 50 anos da antiga metalúrgica.

Uma reprodução fiel da casinha também estará em destaque, permitindo aos visitantes uma jornada pela história e pela rica identidade do centro de Caxias do Sul. Com apenas 20 vagas disponíveis por passeio, os interessados podem realizar inscrições antecipadas e gratuitas através do número 54 99975.1063.

Em ambas as datas dos passeios, a concentração no local ocorre às 9h30min, com início do tour às 10h. O ponto de partida é na exposição permanente Caminho Histórico, localizada no estacionamento Pátio Eberle (Rua Borges de Medeiros, 919 - de Caxias do Sul). O passeio tem duração de uma hora.