Caxias do Sul 20/08/2025

Exposição e visitas guiadas enfocam a história e o legado do Moinho da Cascata

Experiência cultural une arte, história e educação no projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”
Produzido por Redação, 20/08/2025 às 08:34:07
Exposição e visitas guiadas enfocam a história e o legado do Moinho da Cascata
Projeto resgata os mais de 100 anos de história do local icônico e emblemático de Caxias do Sul
Foto: Giovani Boff/Divulgação

Um dos patrimônios históricos mais antigos e emblemáticos de Caxias do Sul, o Moinho da Cascata passa a ter a sua história e o seu legado retratados em exposição e visitas guiadas abertas à comunidade e para escolas da rede pública municipal a partir do projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”.

Idealizada pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, que ocupa o espaço desde 2014, a iniciativa, que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, une arte, história e educação em uma experiência cultural única. São 10 visitas guiadas para estudantes das escolas públicas e 10 visitas para a comunidade, todas gratuitas, com interpretação de libras e duração de até uma hora. Para o público, o projeto estreia neste sábado, 23 de agosto, e se estende ao longo dos meses de agosto e setembro, com visitações guiadas sempre aos sábados à tarde.

As visitas guiadas terão mediação artística do Grupo Ueba e, durante o roteiro, o público conhecerá mais sobre a história do Moinho, que começou com Aristides Germani, em 1891, como casa de veraneio da família, sediando piqueniques no entorno da beira do Arroio Tega. O local, que ganhou relevância no cenário da moagem industrial de trigo no Estado, foi a primeira edificação a gerar eletricidade em Caxias do Sul, no ano de 1901, e também a ter a primeira linha telefônica, em 1905. Em 2002, o prédio inserido em meio à natureza urbana foi tombado como patrimônio histórico municipal a pedido da família Tondo e desde 2014 é gerido pelo Grupo Ueba, que transformou o espaço em centro cultural.


Prédio histórico tombado desde 2002 foi a primeira edificação a gerar eletricidade em Caxias do Sul, em 1901 (Foto: Studio Geremia - Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami)

A programação das visitas ganha apoio de uma exposição com 10 painéis em formato de tótens instalados no pátio do Moinho contendo imagens, gráficos, mapas e documentos importantes para apresentar o conteúdo aos visitantes de maneira autoguiada, além de um videodocumentário com cerca de 30 minutos de duração, espaços com audiodescrição e recursos de acessibilidade, valorizando o patrimônio por meio da arte e do afeto.

A exposição fará menção ao conteúdo completo disponível na página virtual www.moinhodacascata.com.br, criada para servir de fonte de consulta online permanente. As visitas guiadas ocorrem nos sábados à tarde e aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h.

PROGRAMAÇÃO DAS VISITAS GUIADAS AO PÚBLICO:

Sábados: 23 e 30 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro, sempre às 15h e 16h

Aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h

LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)

ENTRADA: Gratuita

REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata

RECURSOS: Lei Complementar nº 195/2022 através do Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul - SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória e do Ministério da Cultura do Governo Federal

INFORMAÇÕES: site www.moinhodacascata.com.br
e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata