Caxias do Sul 28/03/2024

“Sou avesso à fama pela fama", diz chef premiado na Serra

Conheça um pouco do talento de quem comanda o restaurante eleito nas categorias Melhor Cozinha Regional, Melhor Churrasco e Melhor Chef de Bento Gonçalves
Produzido por Silvana Toazza, 11/01/2021 às 14:35:49
“Sou avesso à fama pela fama
Enio Valli valoriza a cultura gaúcha e dos pampas
Foto: Igor Guedes   

O chef Enio Valli dedica-se com esmero e alma à gastronomia. E orgulha-se das conquistas colhidas: seu restaurante, o GURI – Cozinha de Origem, do Vale dos Vinhedos, foi eleito pelo público nas categorias Melhor Cozinha Regional, Melhor Churrasco e Melhor Chef de Bento Gonçalves em concurso da Revista Sabores do Sul 2020. Mais de 100 mil votos foram computados.

"Não fizemos campanha de votação nas redes, não pedimos voto, justamente para medirmos de forma real o sentimento das pessoas quanto ao nosso trabalho", revela.

Em 2019, o empreendimento também esteve na lista e foi eleito o Restaurante Revelação. Curiosidade: o churrasco do GURI é feito na grelha.

“Não nos consideramos uma churrascaria e nem mesmo uma parrilla, mas buscamos valorizar as carnes típicas do nosso Estado", explica o chef.

Na entrevista exclusiva à seção “Menu da Vida”, conheça um pouco dos gostos e pensamentos do chef Enio Valli:

Um prato...
Feijoada! Não há nada mais típico, completo, complexo e afetivo, que feijão, arroz, farofa de mandioca, couve e laranja.

Um tempero...
O sabor do fogo!

Uma sobremesa...
Quindim. Símbolo da imigração portuguesa na minha cidade natal, Pelotas.

Um livro...
“Siete Fuegos”, de Francis Mallmann, que mostra a cultura gaúcha em forma de comida e fogo.

Um autor...
Anthony Bourdain, o cozinheiro que descreveu o mundo e o submundo da cozinha! A vida dura de ser cozinheiro e trabalhar na área.

Um som...
O som da natureza.

Um lugar...
Minha casa. Meu refúgio espiritual.

Um filme...
“À procura da felicidade”. O filme mostra que o trabalho duro, a fé, a sinceridade e a honestidade podem tardar, mas trazem os resultados que você busca!

Restaurante GURI conquistou os títulos Melhor Cozinha Regional,
Melhor Churrasco e Melhor Chef (Crédito da foto: Igor Guedes)

Cozinha é...
É o amor em forma de cultura.

Vale dos Vinhedos simboliza...
O Vale dos Vinhedos simboliza alma, história e o trabalho duro dos nossos imigrantes e nativos.

Gastronomia representa...
Gastronomia representa a cultura. É uma forma de comunicar nossa história e nossos anseios. É a materialização do amor e do carinho. É a forma mais sincera de demonstração da alma e dos valores de um povo.

2021, o ano do...
Trabalho duro, da volta por cima para quem estava perdido. Do foco na paz, na paixão e nos valores comunitários. O ano para lembrar que não é o dinheiro que move o mundo e sim o amor, o carinho e o fazer o que se gosta, da forma que se gosta, com quem se gosta e para quem gostamos.

Meu sonho é...
Dominar a mim mesmo! Viver em uma sociedade mais sincera e menos hipócrita. Ensinar as pessoas a darem mais valor para sua cultura e para o trabalho árduo de quem cozinha e serve. Continuar sendo feliz e completo com o meu ofício.

Enio por Enio...
Um homem não muito fácil, visceral, profundamente apaixonado pela simplicidade e pelas pessoas do bem! Um cara que sempre ajudou muita gente e que não entende a rivalidade, a soberba e a ganância de outros.

Sou um amante da cozinha de verdade, sou avesso à fama pela fama. Valorizo as pessoas e as defendo, assim como o trabalho que fazemos. Um cozinheiro que não vive pelo cliente e pelo marketing. Um trabalhador que trabalha pelas pessoas e por uma gastronomia menos circense, mais verdadeira e mais focada nos princípios básicos desta, que é comer bem, com insumos frescos e de verdade.

Minhas vitórias não estão na fama, nos prêmios ou no dinheiro, elas vêm dos sorrisos, das lágrimas e dos agradecimentos emocionados das pessoas que servimos.

Se eu puder sobreviver, fazendo o que gosto, servindo o que acredito para pessoas do bem, certamente continuarei feliz! Simples assim.