Considerado o "Oscar" do setor metal-mecânico da Serra Gaúcha, o 31º Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2025 já tem os seus agraciados. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) anunciou, na manhã desta segunda-feira (27 de outubro), os nomes dos empresários que subirão ao palco na noite de 28 de novembro, durante jantar na casa de eventos Villa Basilico, em Caxias do Sul. O reconhecimento valoriza histórias de sucesso de empreendedores da região e suas contribuições ao desenvolvimento do setor.
Neste ano, receberão o troféu Delmar Rugeri, da Rugeri Mec-Rul; Isabel Cristina de Almeida Rizzo, da Galvânica Guarany; e Marcio Slomp, da Comlink Equipamentos Eletrônicos. Seguindo os critérios adotados em edições anteriores, o Simecs também reconhecerá empresários em outras duas categorias: Projeto Inovador, concedido aos sócios Andreus e Willian Teles Paz, da CarbonTech Tecnologia e Indústria de Máquinas, e Jovem Empreendedor, que será entregue a Andrigo Perini, da Perini Soluções Industriais. Os vencedores foram escolhidos por uma banca avaliadora composta por representantes do Senai, Sesi, Sebrae e Instituto Hélice.
O Simecs vem promovendo a premiação desde 1987. O Mérito Metalúrgico Gigia Bandera é uma homenagem àquela considerada referência em empreendedorismo e pioneira na indústria em Caxias do Sul. Imigrante italiana que chegou à região no século 19, Luigia Carolina Zanrosso Eberle (1854 - 1918) foi a primeira mulher a trabalhar em funilaria. A premiação também marca o 68º aniversário do Simecs, cuja trajetória iniciou-se em 25 de novembro de 1957.