Caxias do Sul 25/04/2024

Sete anjos femininos no palco

Espetáculo cênico celebra os dez anos do Natal Cooperativo em Nova Petrópolis no domingo, dia 5
Produzido por redação, 04/12/2021 às 09:42:46
Sete anjos femininos no palco
Decoração natalina na igreja da Linha Imperial e nas ruas próximas complementa o entorno do palco do espetáculo do Natal Cooperativo
Foto: Paulo César Soares/Casa Cooperativa de Nova Petrópolis 

"Os 7 anjos e a força da mulher" é o título do espetáculo comunitário que a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis oferece ao público em formato presencial e em ambiente aberto neste domingo, dia 5 de dezembro, às 19h, na Caixa Rural da Linha Imperial.

Tradicional evento da região, o Natal Cooperativo completa uma década neste ano. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Serão seguidos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid-19 definidos pelo município de Nova Petrópolis e pelo Estado.

Nesta edição histórica, o Natal Cooperativo traz para o palco sete mulheres que inspiram a fazer deste mundo um lugar melhor. No texto escrito por Célia Weber Heylmann, essas mulheres evidenciam a emoção de 10 anos de Natal Cooperativo.

A apresentação, que também tem Célia como organizadora, mostra que elas são a força do cooperativismo norteada por fé, amor, superação, aconchego, grandeza e generosidade. "O espetáculo remete a fatos históricos marcantes e a mulher é a grande heroína mostrada pelas entidades da localidade", explica a autora. São os sete anjos que contam a história, revelando cada uma das mulheres.

Participam da encenação moradores de Linha Brasil, Linha Araripe, Nove Colônias, Bairro Piá e Linha Imperial, através do coral com canções natalinas. Durante o espetáculo, com duração de 70 minutos, em várias cenas aparece o Grupo de Danças Böhmerland, com todas suas categorias, com participação especial das mães. Ainda haverá a participação do Piquete Aporreados.

Praça Padre Theodor Amstad, que abriga o monumento ao patrono do Cooperativismo Brasileiro, já recebeu decoração natalina

(Foto: Paulo César Soares/Casa Cooperativa de Nova Petrópolis)

Decoração voluntária

Cooperação e voluntariado combinam bem, ainda mais perto das festividades natalinas. No caso da decoração para o Natal Cooperativo, na praça da Linha Imperial e no seu entorno, foi elaborada por mãos talentosas e unidas.

Clarisse Neumann, Maristela Kuhn Neumann, Vânia Ester Hillebrand Nienow e Suzana Birk de Mello moram na localidade e, voluntariamente, confeccionaram e instalaram a decoração na Praça Padre Theodor Amstad, na igreja e nas ruas próximas, complementando o entorno do palco do espetáculo do Natal Cooperativo.

Suzana Birk de Mello, Vânia Ester Hillebrand Nienow, Maristela Kuhn Neumann e Clarisse Neumann moram na Linha Imperial e, voluntariamente, confeccionaram a decoração natalina

(Foto: Paulo César Soares/Casa Cooperativa de Nova Petrópolis)

Esse trabalho voluntário ocorre há 10 anos. Começou com a Associação de Moradores da Linha Imperial. Neste ano, quando o tema do espetáculo mostra a força da mulher, é feito pelas quatro mulheres, com apoio da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e colaboradores da comunidade. Nesta edição, a decoração é composta por coroas, guirlandas, bengalas, frases escritas em corações, presépio e bolas de natal.

O evento atende aos protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid-19 definidos pelo município de Nova Petrópolis e pelo Estado do Rio Grande do Sul. Será obrigatório o uso de máscara para o público e haverá totens de álcool em gel para higienização das mãos. Todos os integrantes da organização do evento e participantes do espetáculo deverão comprovar vacinação.