Caxias do Sul 29/04/2024

Restaurante sem glúten comemora 1º ano com meta de crescer 20%

Empreendimento caxiense, que agrega empório e cafeteria, oferece almoços, lanches e produtos para celíacos
Produzido por Silvana Toazza, 12/04/2024 às 08:33:51
Restaurante sem glúten comemora 1º ano com meta de crescer 20%
Atendimento é de segunda a sábado, das 11h às 18h30min
Foto: Daiana Balestro, divulgação

O mercado de gastronomia livre de glúten é apetitoso em Caxias do Sul, movimentado tanto por celíacos quanto pelo público que prioriza uma alimentação mais saudável. Dessa forma, o Brigitte comemora o primeiro ano de sabor na cidade, com a expectativa de 20% de aumento no faturamento. Num formato que mistura restaurante, cafeteria e empório, a casa oferece lanches, almoços e produtos para celíacos.

Foi com o diagnóstico da intolerância ao glúten, em 2019, que o chef de cozinha Gustavo Grisa percebeu a necessidade de desenvolver receitas que podem ser consumidas pelas pessoas com a mesma restrição alimentar. O caxiense uniu a sua formação em gastronomia com a condição de celíaco para abrir o seu próprio negócio ao lado de duas sócias, Juliana Stedile e Lilian Viezzer. Assim nasceu o empreendimento totalmente livre de glúten.

O espaço, localizado no bairro Sanvitto, nas proximidades do Shopping Villagio Caxias, atende para almoço com opções empratadas de massas, molhos e acompanhamentos. Na cafeteria são servidos lanches, como tortas, doces de vitrine, quiches, pizzas e sanduíches. Já no empório é comercializada toda a linha de massas, molhos e pizzas próprias, além de pães e chocolates de marcas parceiras. Para atender a demanda, a equipe é formada por 10 profissionais e o atendimento ocorre de segunda a sábado, das 11h às 18h30min.


Brigitte oferece almoço com opções empratadas de massas, molhos e acompanhamentos (foto: Corte Food)

Entre as novidades do primeiro ano do Brigitte estão o desenvolvimento de receitas sem adição de açúcar e sem proteína do leite, na ideia de confeitaria altamente inclusiva. Além disso, o empório está em expansão e em breve os produtos serão distribuídos na região das Hortênsias.

"Cerca de 98% do que fazemos na cafeteria e no restaurante também não contêm lactose. Além disso, estamos sempre colocando opções no café sem a proteína do leite da vaca. Sentimos essa necessidade logo na abertura, porque os pacientes de doença celíaca quase sempre têm a restrição com a lactose associada", destaca Gustavo.

O chef de cozinha explica ainda que, como o glúten é extremamente nocivo para as pessoas que desenvolvem a doença autoimune, não se pode ter contaminação cruzada, ou seja, a fabricação de outros produtos ou itens que contenham glúten no mesmo espaço.

"Temos cuidado com a troca diária de uniforme para evitar essa contaminação de algo que venha de fora. Também todo o recebimento de mercadorias é rigoroso para que não entre nada com glúten no espaço", explica.

A torta de doce de leite com nozes se tornou a queridinha dos clientes. Já o espaguete ao pesto com camarões e a sopa de agnoline não podem faltar nos almoços do restaurante. O Brigitte pode ser acompanhado no perfil @brigittesemgluten no Instagram e o contato pode ser feito via WhatsApp pelo (54) 99969.1004.

Fique atento

yesO quê: Brigitte, restaurante, empório e cafeteria totalmente livre de glúten de Caxias do Sul
yesOnde: Rua Ênio Silva Marques, 252 – Bairro Sanvitto - Caxias do Sul/RS
yesCardápio: https://linktr.ee/brigittesemgluten