Caxias do Sul 28/04/2024

RAVI Medicina Corporativa celebra 1º ano anunciando expansão

Empresa caxiense da família Randon prepara modernização da filial de Farroupilha, unidade móvel de saúde e novos pontos de atendimento em Santa Catarina e São Paulo
Produzido por Silvana Toazza, 01/12/2023 às 10:02:40
RAVI Medicina Corporativa celebra 1º ano anunciando expansão
Sede da empresa localiza-se no bairro São Pelegrino
Foto: Metamorfose Filmes

POR SILVANA TOAZZA

A RAVI Medicina Corporativa está comemorando um ano de inauguração, conjugando o verbo “expandir” e com motivos extras para brindar. De um lado, o empreendimento da família Randon, com sede em Caxias do Sul e filial em Farroupilha, ganhou envergadura no mercado corporativo, com crescimento médio de 20% no faturamento em 12 meses. De outro, já anuncia expansão, com novidades que serão implementadas nos primeiros meses de 2024.

“Já nascemos grandes e com grandes propósitos, de cuidar, valorizar e zelar pelos funcionários, o bem maior de uma empresa. Esse é um legado deixado pelo Seu Raul (Raul Anselmo Randon, falecido em 2018, aos 88 anos), que acreditava que as pessoas precisam estar felizes e saudáveis para serem produtivas”, destaca Rosemary Araldi Rodrigues Pistorello, diretora-executiva da RAVI.

Entre os investimentos definidos, consta a modernização da filial da RAVI em Farroupilha, que migrará para um espaço mais amplo e completo nas imediações da atual estrutura central. As obras devem começar em dezembro, com entrega estimada para março de 2024.

Outra inovação será a incorporação de uma unidade móvel, com equipamentos de última geração, para que os funcionários possam ser atendidos nas próprias empresas em exames de rotina, incluindo audiometrias com fones de ouvido, impedanciometria (exame de audição), acuidade visual, eletrocardiograma, atendimento médico e raios-x. Isso evitará transtornos com locomoção e ausências ao trabalho. A unidade móvel circulará pelos clientes empresariais do RS, com ênfase na Serra Gaúcha e Região das Hortênsias.


Instalações em Caxias prezam pelo conforto e bem estar (Foto: Othon Amaral Filho)

9 mil vidas em cinco Estados

A RAVI Medicina Corporativa abarca hoje uma carteira com 750 empresas, perfazendo 9 mil vidas (funcionários) atendidas em assistência à saúde ocupacional e segurança no trabalho em cinco Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais). Em 12 meses, agregou ao seu portfólio de clientes 150 novas empresas e 3 mil vidas.

O modelo de negócio permite que companhias de todos os portes possam terceirizar a medicina corporativa, com estrutura de ponta para suprir as exigências legais e foco no atendimento humanizado preventivo, reduzindo custos e qualificando o serviço às equipes. Isso envolve exames de admissão, demissão, periódicos, atestados e treinamentos, cumprindo com todas as medidas impostas pela Legislação Trabalhista.


Foco é oferecer serviços de excelência ao mercado corporativo (Foto: Othon Amaral Filho)

Previsão de unidades em São Paulo e Santa Catarina

Resultado de um investimento de R$ 7 milhões e com prédio de 4 mil metros quadrados de área construída, no bairro São Pelegrino (Rua Bento Gonçalves, 2.740), em Caxias do Sul, a RAVI já nasceu portentosa.

Isso porque estreou, em novembro de 2022, com a aquisição da carteira de clientes de duas companhias que atuavam na área: a Pró Saúde Work, de Farroupilha, e a Vitaprev, de Caxias do Sul.

A RAVI Medicina Corporativa era um sonho acalentado há muito tempo pelo empresário Raul Anselmo Randon e que a família não só concretizou, como o faz alçar cada vez mais voos em excelência nos serviços.

Tanto que está no radar da empresa a expansão para o país com outras unidades físicas de atendimento, mirando inicialmente os mercados de Santa Catarina e São Paulo, o que deve ocorrer até 2026. Os destinos escolhidos estão vinculados à concentração de clientes corporativos nesses estados.


Matriarca Nilva Randon ladeada pelos filhos e por Rosemary Araldi Rodrigues Pistorello (de vestido azul) no corte da fita inaugural, há um ano (Foto: Wéllington Damin)

Sede em antigo endereço do casal Nilva e Raul Randon

O prédio da RAVI Medicina Corporativa em Caxias do Sul começou a ser construído em 2019, sendo de propriedade do SSI Saúde (Caixa de Assistência Sistema Saúde Integral), plano de saúde de autogestão pertencente às Empresas Randon. Com quatro andares (dois subsolos com 80 vagas de garagem), a estrutura de primeiro mundo ocupa terreno que já abrigou a residência do casal Nilva e Raul Randon, o que confere ainda mais afetividade ao projeto.

Aliás, foi o SSI Saúde, nascido há 28 anos, o embrião para que o grupo ganhasse expertise junto à Medicina Ocupacional, garantindo voo solo para atender a outras organizações no Brasil, na identificação de uma latente demanda de mercado, com atendimento ético e humanizado, voltado para a gestão integrada da saúde empresarial.

Já há negociações em andamento para selar contratos com outras companhias da Serra Gaúcha e do país. Também encontram-se no horizonte da RAVI investimentos em telemedicina e outras novidades, ainda mantidas em segredo.


Nos primórdios do SSI Saúde, com o idealizador Raul Randon (Foto: Banco de Dados)

“Vocês têm de saber cuidar das pessoas”

A família Randon é detentora da holding que comanda a RAVI Medicina Corporativa. Dona Nilva Therezinha Randon, matriarca da família e viúva de Seu Raul, ao lado dos filhos (David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel), se emociona com a visão humana do projeto. Roseli Beatriz Randon, médica e diretora da RAVI Medicina Corporativa, embarga a voz ao lembrar do pai e mentor do empreendimento:

“Tudo começou com a preocupação do nosso pai com os funcionários, em dar assistência para que se sintam bem dentro das empresas. Quando eu decidi fazer medicina, ele já me dizia: ‘vocês têm de saber cuidar das pessoas’. Até que ele mesmo decidiu criar o plano de saúde aos funcionários (em 1995), porque queria ofertar um serviço de excelência, e hoje o SSI Saúde possui uma das certificações mais altas no país. Quando meu pai ficou doente, ele dizia: ‘tenho muita coisa para fazer, não posso morrer’. Sim, ele tinha uma lista de coisas a fazer, e o nosso propósito vai ser continuar esse trabalho que ele começou lá atrás e deixou de legado para nós”, expressa Roseli.

David Abramo Randon, presidente do Conselho de Administração da Randon SA e presidente do SSI Saúde, enfatiza que o propósito da RAVI é estender a gestão na saúde corporativa a outras empresas, trazendo tecnologia de ponta nos padrões da medicina mundial em termos de prevenção, em estruturas modernas e alegres, que evoquem saúde e não doença.

Curiosidade: o nome RAVI significa "o sol", com origem em sânscrito. Em função disso, carrega consigo toda simbologia de energia, força, luz e calor sobre a vida, crenças do seu idealizador. O origami da marca sugere proteção e longevidade.

Na lista dos principais clientes

Entre as empresas que chancelam os serviços da RAVI em medicina corporativa e que ingressaram recentemente estão Malharia Biamar, Tecnova, Máquinas Tecnomaq, Cenci Assessoria Contábil, Multicolor, Aleze Inovação Têxtil, Mãos Amigas – Organização Social, Servicarga e Sanz Clima.

RAVI Medicina Corporativa

yes Trata-se de um spin-off (novo negócio, a partir de uma empresa já existente) da operadora de planos de saúde das Empresas Randon (SSI Saúde), que surge com o mesmo DNA.

yes É especialista em Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional.

yes Tem o propósito de ser referência em Medicina Ocupacional, com atendimento ético e humanizado, voltado para a gestão integrada da saúde das empresas.

yes Muito mais do que atender legislações, busca promover a mudança cultural nas pessoas, por meio da prevenção e do autocuidado, com inovação e tecnologia para preservar a saúde dos funcionários e garantir um ambiente de trabalho saudável.

yesA RAVI cuida da saúde das empresas de forma integral, garantindo tranquilidade no atendimento às obrigações legais relacionadas à Medicina e Segurança do Trabalho, incluindo exames admissionais, demissionais e periódicos, mudança de risco ocupacional, atestado de saúde, treinamentos, entre outros, com um grande portfólio de serviços.

yes Atende empresas de todos os portes, incluindo as pequenas, muitas vezes desassistidas de planos privados de saúde.


Sede caxiense ocupa endereço estratégico (Foto: Othon Amaral Filho)

Caxias do Sul

yes Rua Bento Gonçalves, 2.740, bairro São Pelegrino

Fone: (54) 3039.5757

Farroupilha

yes Rua Independência, 645, sala 504, Centro

Fone (54) 3035.3268

ravi@ravisaude.com.br

Horário de atendimento

De segunda a sexta, das 7h30min às 18h.

Acompanhe vídeo da apresentação da RAVI AQUI

Leia também reportagem de inauguração da empresa, há um ano:

Sonho de Raul Randon vira realidade em Caxias do Sul