Caxias do Sul 05/03/2024

RAR economiza 2,6 bilhões de litros de água em seis anos

Empresa fundada por Raul Anselmo Randon em Vacaria destaca-se por práticas conscientes de sustentabilidade
Produzido por Silvana Toazza, 29/01/2024 às 10:58:57
RAR economiza 2,6 bilhões de litros de água em seis anos
Fazenda em Vacaria aposta na coleta e reutilização de água
Foto: RAR, divulgação

Fundada pelo saudoso empresário Raul Anselmo Randon (falecido em 2018), a RAR tem apetite por boas práticas empresariais. A companhia do setor de agroalimentação, com matriz em Vacaria, coleciona mais um feito: deixou de gastar (ou economizou) 2,6 bilhões de litros de água ao longo dos últimos seis anos. Mas como isso foi possível?

Por conta de métodos conscientes como o reuso de água para limpeza dos free stall (estrutura para confinamento de rebanhos leiteiros), aproveitamento da água da chuva e tratamento da água utilizada na lavagem de equipamentos, que resultou em uma economia de 438 milhões de litros de água só em 2023.

“Atualmente, mais de 70% de toda água utilizada em nossa fazenda de leite é proveniente de reutilização”, pontua o presidente da RAR, Sergio Martins Barbosa.

Detalhe: diariamente, a fazenda economiza cerca de 1,2 milhão de litros de água, provenientes do sistema de reutilização para limpeza do free stall, modelo de contenção do rebanho leiteiro com baias individuais dispostas lado a lado para que as vacas descansem.

Soluções socioambientais são prioridade, destaca Sergio Martins Barbosa

Entre ações adotadas, destacam-se também o reaproveitamento de água da chuva nas caixas de tratamento para manutenção de pomares de maçãs, bem como o reuso da água da rampa de lavagem de equipamentos e recuperação do efluente industrial tratado no resfriamento das câmaras frias.

Sobre a RAR

A RAR teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão.

A empresa ainda conta com linha de 19 rótulos entre vinhos e espumantes e azeite de oliva a partir de produção própria. Esses e outros produtos podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br.