Caxias do Sul 05/12/2021

Randon e Volvo desenvolvem semirreboque uma tonelada mais leve

Modelo inovador, batizado de Concept Trailer, aumenta a performance e reduz custos de operação ao transportador
Produzido por Silvana Toazza, 19/10/2021 às 16:12:51
Randon e Volvo desenvolvem semirreboque uma tonelada mais leve
Foto: Volvo/Divulgação

Ele chega com o objetivo de otimizar a performance e reduzir os custos de operação do transportador. Um novo conceito de semirreboque, dotado de alta tecnologia e eletrônica embarcada, ganhará as rodovias do Brasil e será testado na prática no escoamento da safra de grãos, em rotas que conectam as regiões produtoras aos principais portos do país.

Trata-se do novo Concept Trailer, rodotrem basculante desenvolvido pela engenharia da Randon Implementos, em conjunto com a Volvo Caminhões do Brasil e outros fornecedores parceiros.

Uma das principais inovações é a redução de peso do rodotrem basculante. Com menos solda, utilização de alumínio e aços de alta resistência, o produto é uma tonelada mais leve do que o modelo similar atual. Detalhe: utiliza processos de fabricação inéditos no segmento. No design, ausência de colunas na caixa de carga e inclusão de defletores contribuem para a redução do arrasto aerodinâmico. O veículo conta com sistema antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco.

O Concept Trailer agrega um pacote tecnológico que amplia a eficiência e a segurança na operação, como sensor e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atuam automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra.

A operação de acoplamento e desacoplamento do conjunto também foi otimizada. Sensores nas quintas rodas e aparelho de levantamento elétrico ampliam a segurança e a ergonomia. O enlonamento da carga passa a ser feito por um sistema totalmente automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir na caixa de carga. Além disso, o conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.

"Com design diferenciado, uma tonelada mais leve e totalmente conectado com o cavalo mecânico e com o motorista, este novo produto traz o futuro para o presente, em um novo conceito para o transporte de cargas. O próximo passo da companhia é, a partir desse novo conceito lançado agora, aplicar essas tecnologias nas novas gerações de produtos que já fazem parte do portfólio da empresa", projeta o diretor-superintendente da divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.

O Concept Trailer envolve um projeto arrojado de desenvolvimento de um veículo conceito graneleiro, em parceria com a Volvo Caminhões, e participação de outros importantes parceiros, como a Hyva e a Continental, em inovações nos sistemas hidráulicos e em pneus.

Conheça o Randon Concept: trailer