Caxias do Sul 25/04/2024

Quatro bons filmes para sair de casa

Projeto “Cinema na Estação” volta à Biblioteca Parque com sessões gratuitas em sala aquecida
Produzido por redação, 11/06/2022 às 09:36:23
Quatro bons filmes para sair de casa
Produção italiana "Malena", com Monica Bellucci, em cena na quarta-feira, dia 17
Foto: DIVULGAÇÃO

Novos títulos da cinematografia moderna e contemporânea da Dinamarca, Itália, Argentina e Estados Unidos estão entre as atrações de junho do projeto “Cinema na Estação”.

A programação gratuita vai de quarta (15) a sábado (18), sempre às 19h30min, na Biblioteca Parque, junto ao Largo da Estação. Em sua terceira edição, o projeto é uma realização da Varsóvia Educação e Cultura e tem curadoria do produtor cultural e cineasta Robinson Cabral.

Em junho, a atração de quarta-feira é o filme dinamarquês “A Caça”, cuja trama explicita contextos sobre tolerância e assédio de forma impactante. Na quinta-feira, o ótimo cinema argentino e um dos seus grandes atores, Ricardo Darín, são atração no longa “Um Conto Chinês”, que fala sobre convívios entre diferentes num misto de drama e comédia. Sexta-feira, tem o premiado diretor italiano Giuseppe Tornatore na direção do filme “Malena”, estrelado por Monica Bellucci. A trama visita fantasias, desejos e preconceitos sob o olhar juvenil numa cidade do interior da Itália. Fechando a semana, sábado tem o explosivo “Mississipi em Chamas”, de Alan Parker, cujo roteiro é um tratado sobre segregação e culto a contextos de violência racial no mundo contemporâneo.

Dinamarquês "A Caça" abre a temporada de junho (Foto: Divulgação)

A formação de público para cinema, a democratização de acesso à cultura, a ocupação do espaço público com arte e a ampliação de uso dos espaços de convivência social são objetivos centrais do projeto cineclubista Cinema na Estação. A iniciativa também é uma oportunidade de apreciar obras cinematográficas de países diversos e que não estão presentes nas programações dos circuitos comerciais.

Por isso, na perspectiva do cineclubismo, a atividade volta a se repetir uma vez por mês, até novembro, sempre com sessões gratuitas de quarta a sábado, abertas à comunidade. E, em tempos de temperaturas baixas, a produção cuida de levar calefação e cobertores para aquecer cada sessão.

O projeto Cinema na Estação tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural das Empresas Randon e Focco Soluções em Gestão.

Cinema argentino com Ricardo Darín é a atração do dia 16 (Foto: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

enlightened 15/06 (quarta-feira) 19h30 – “A CAÇA” (Dinamarca)

enlightened 16/06 (quinta-feira) 19h30 – “UM CONTO CHINÊS” (Argentina)

enlightened 17/06 (sexta-feira) 19h30 – “MALENA” (Itália)

enlightened 18/06 (sábado) 19h30 – “MISSISSIPI EM CHAMAS” (EUA)

Clássico "Mississipi em Chamas" fecha a programação de junho (Foto: Divulgação)