Caxias do Sul 28/04/2024

Produtores rurais caxienses se preparam para a Expointer 2023

Flores de corte e animais como ovinos, bovinos e equinos, além de delícias de agroindústrias, integram participação na principal vitrine do setor
Produzido por Silvana Toazza, 15/08/2023 às 09:42:26
Produtores rurais caxienses se preparam para a Expointer 2023
Fazenda das Nogueiras participará do evento com animais selecionados
Foto: Divulgação

A cadeia agropecuária gaúcha brilhará de 26 de agosto a 3 de setembro, na Expointer 2023, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. De Caxias do Sul, produtores rurais já se preparam para apresentar suas melhores criações no campo na 46ª edição do evento.

A novidade deste ano é a participação das flores de corte cultivadas pela produtora rural Daniela Catuzzo na região de Vila Seca. Ela vai expor no espaço Juntos para Competir, do Sebrae, Senar e Farsul, no Pavilhão Internacional. Daniela e a irmã Daiane iniciaram recentemente o negócio e já comemoram resultados. Elas investiram em uma estufa para produção de quatro espécies de flores de corte: lisianthus (usada em casamentos), girassol, mosquitinhos e boca-de-leão, algumas das quais levarão para a Expointer.

Entre os animais figurarão ovinos da raça Hampshire Down, da Cabanha dos Bugres, na região de Forqueta. A propriedade, especializada em melhoramento genético, participa da Expointer pelo oitavo ano consecutivo e vai expor quatro ovelhas. O proprietário e responsável técnico pelo rebanho, Samuel Carnesella, tomou gosto pela criação de ovinos na faculdade de Veterinária. Atualmente, o plantel tem cerca de 60 animais, incluindo 35 matrizes e três reprodutores. A Cabanha é focada na produção de reprodutores e matrizes com genética diferenciada. A raça Hampshire Down é originária do Reino Unido.

Mais uma vez estarão presentes na Expointer bovinos provenientes de criadouros localizados na região de Criúva, em Caxias do Sul. É o caso do Rancho Criúva (gado Sindi) e da Fazenda das Nogueiras (Gir Leiteiro e Girolando), ambas conectadas com o trabalho dos técnicos e ações da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Rancho Criúva fez sua estreia na Expointer no ano passado e já conquistou os prêmios Grande Campeã e Grande Campeão da raça Sindi. Agora, a família do produtor rural Joceley Marcos Trevisan inscreveu na feira oito animais deste gado bovino zebu, originário da província de Sindh, no Paquistão. Segundo Trevisan, o Rancho Criúva é o único da região sul registrado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Na Fazenda das Nogueiras, o produtor José Adalmir Ribeiro do Amaral coleciona prêmios ao longo de vários anos de Expointer, feira da qual participa desde 2010. Desta vez, levará 26 animais de argola (que vão a julgamento) das raças Gir Leiteiro (zebuína) e Girolando (cruzamento do Holandês com Gir). Na edição passada, conquistou nada menos do que quinze premiações no Gir Leiteiro e nove no Girolando.

Também estarão na Expointer agroindústrias caxienses como a Dolci Ricorddi, de Santa Lúcia do Piaí, e a Santa Bárbara, localizada na Parada Cristal.