Caxias do Sul 16/05/2025

RAR moderniza marca e projeta receita de R$ 580 milhões em 2025

Empresa de Vacaria reestrutura negócios e apresenta nova identidade visual
Produzido por Silvana Toazza, 16/05/2025 às 11:28:43
RAR moderniza marca e projeta receita de R$ 580 milhões em 2025
Com logomarca repaginada, companhia almeja alcançar R$ 1 bilhão em receita líquida até 2034
Foto: Carlos Eduardo Bado, divulgação

Ao comemorar seus 46 anos de história, em maio, a RAR anuncia a modernização de sua marca e a reestruturação de suas unidades de negócios, acompanhadas de projeções expressivas de crescimento. Agora sob o nome RAR Agro & Indústria, a companhia de Vacaria (RS) apresenta o reposicionamento estratégico de suas marcas, que traduz o processo de expansão e a diversificação das operações no setor agroindustrial e de gastronomia premium. A iniciativa integra a meta de atingir R$ 1 bilhão em receita líquida até 2034, com avanço projetado de 16% já para 2025, alcançando R$ 580 milhões.

A novidade inclui a modernização da unidade de fruticultura, anteriormente exclusiva para a produção de maçãs, e agora agrega o cultivo de cereais e produção de leite da empresa: a Rasip, que passa a chamar-se Rasip Agro. Especializada em queijos, azeites, maçãs e produtos agrícolas e fundada pelo empreendedor Raul Anselmo Randon (falecido em março de 2018), a RAR projeta expansão média anual de 10%. A mudança é resultado de um projeto estratégico iniciado em 2023, com base em pesquisa com 1.300 consumidores no Sudeste e Sul do país, que revelou oportunidades de fortalecer o reconhecimento da marca, reforçar a associação da RAR ao universo da gastronomia e simplificar sua estrutura para o público interno e externo.

Produtos icônicos, como o Gran Formaggio — primeiro queijo tipo grana produzido fora da Itália —, terão novas embalagens, que devem chegar no varejo no segundo semestre de 2025, assim como todos os produtos da marca Rar Gastronomia. A saber: com sede em Vacaria, a RAR possui atuação em todo o Brasil e exporta para mais de 15 países. Sua rede de franquias conta com unidades em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Florianópolis (SC), Gramado (RS) e a loja própria em Vacaria (RS).


A nova arquitetura de marca será organizada em três frentes:

RAR Agro & Indústria: como marca corporativa da empresa, foi mantido o RAR, em homenagem ao legado do fundador da empresa, Raul Anselmo Randon, e acrescido de Agro & Indústria.

Rasip Agro: representando uma das unidades de negócios, concentra a produção agrícola, com maçãs, uvas, grãos, azeitonas e leite, para o mercado interno e para exportação. Submarcas como Rasip Kids e Rasip Belgala complementam o portfólio.

RAR Gastronomia: representando a outra unidade de negócio da empresa, que reúne os produtos como lácteos, charcutaria, azeites, acetos, vinagres e vinhos. Submarcas: Gran Formaggio Rar (queijo tipo Grana) e a rede de franquias Spaccio Rar Gastronomia.