Caxias do Sul 20/04/2024

Portal de notícias comemora o primeiro ano no ar com mais de mil publicações

Site cumpre o propósito de dar voz às iniciativas empreendedoras e culturais, além de inspirar pessoas e empresas em meio às dificuldades
Produzido por Silvana Toazza, 13/03/2021 às 09:33:10
Portal de notícias comemora o primeiro ano no ar com mais de mil publicações
Jornalistas apresentaram site a formadores de opinião
Foto: Berenice Stallivieri

Há exatamente um ano, na noite de 13 de março de 2020 de temperatura veronil, dois jornalistas apaixonados pelo ofício resolveram dar um novo rumo e passo nas suas carreiras profissionais ao colocar no ar um novo portal de notícias na Serra Gaúcha. Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst tiravam, assim, da gaveta, um sonho acalentado há sete anos, com o propósito de conceder voz aos empreendedores, às iniciativas inovadoras e à multiplicação de bons exemplos empresariais e culturais que inspiram o progresso da Serra Gaúcha.

“Temos convicção de que não existe desenvolvimento sem cultura. Por isso, o site optou por entrelaçar esses dois temas que trilham juntos um caminho cujo horizonte espelha o progresso e a qualidade de vida da população”, justificaram.

Afinada e talentosa equipe de profissionais de várias áreas foi crucial para a criação do site com alta qualidade (Foto: Berenice Stallivieri)

Numa noite de sexta-feira, quando a Covid-19 começava a gerar burburinho entre os caxienses, o site Silvana Toazza Conteúdo com Credibilidade (www.silvanatoazza.com.br) era apresentado a formadores de opinião, empresários, agentes culturais, jornalistas, amigos, familiares e à comunidade. Foi um dos últimos eventos presenciais da região antes de o coronavírus passar a dominar as notícias, inclusive desse veículo online de comunicação que nascia. No primeiro mês de vida, foram 161 mil acessos a nossas notícias, número que se fortaleceu dia após dia.

Passado um ano desse corte de fita, o portal de notícias atinge a marca de mais de mil publicações em suas 14 seções, além das reportagens factuais. Aos seus idealizadores, ficam três significativas constatações:

1ª) Nada se faz sozinho. E, desde o início, o site vem sendo prestigiado com o apoio e a participação de importantes colaboradores, como a dos articulistas José Clemente Pozenato (escritor do aclamado livro “O Quatrilho”), na área de literatura; Eulália Isabel Coelho (jornalista focada em cinema), Marilia Frosi Galvão (cronista e escritora), Gustavo Miotti (especializado em relações internacionais), Rafael Perini (estudioso da queda e da ascensão de Detroit (EUA), o professor Marcos Paulo Dhein Griebeler, Marcos Mantovani (jornalista com olhar aguçado para o humano, com o seu quadro "Seu nome é"), José Carlos Secco (jornalista da área de veículos), Tiago S. Marcon (que escreveu o Diário do Isolamento) e a professora Roberta Debaco Tomé (que trouxe muitas reflexões sobre o ensino). Muitos outros nomes e lideranças em suas áreas assinaram artigos eventuais no site, que neste sábado soma a marca de 242 textos só nesse espaço denominado de “Opinião”.

2ª) Apesar de desafiadora, a pandemia nos confirmou que chegamos na hora certa, pois informação é a principal ferramenta de conscientização de um povo. Nesse momento, pudemos ser um contraponto ao desânimo, mostrando inúmeros cases empresariais e culturais motivadores. Nosso portal já reúne 38 entrevistas com executivos de alta performance na seção “Conversa Afiada”, 40 reportagens no quadro “Empresas que inspiram” e 109 textos na seção Olha essa! (curiosidades, estratégias diferenciadas que a comunidade deve conhecer). Na seção “Sente o som”, são 49 publicações num passeio por músicas e gêneros musicais, um respiro muitas vezes em meio ao caos. Isso só para citar alguns dos nossos espaços.

3ª) Apesar de recente, o portal ganha ainda mais importância em tempos de pandemia em que reverberar temas positivos e informação ajuda a alimentar a engrenagem da conscientização e da solidariedade. Nada disso seria possível sem os anunciantes, que viabilizam o nosso negócio/empreendimento jornalístico, e sem o apoio de vocês, leitores, que, além de nos prestigiarem, compartilham e referendam nossas publicações, que ganham velocidade e atingem paragens sem fronteiras em tempos de reclusão.

"Nunca imaginei essa repercussão, nem nos meus melhores sonhos", assinala Silvana.

Gratíssimos pelo prestígio neste primeiro ano de vida e por nos ajudarem na nobre missão de democratizar o acesso à informação. Que a Serra Gaúcha possa se reconhecer (e se fortalecer) como polo de desenvolvimento e de reinvenção, sempre!