Uma noite sublime, memorável, grandiosa, indimensionável. Cercada por familiares, amigos, colegas de profissão, lideranças e parceiros do portal de notícias que leva a sua marca, a jornalista Silvana Toazza foi reconhecida, na última sexta-feira (29/08), com o título de Cidadã Caxiense, conferido a pessoas nascidas em outras cidades, mas que adotaram Caxias do Sul para viver e empenham o seu talento para edificar o progresso do município, com relevantes serviços prestados à comunidade.
A distinção foi entregue pela Câmara de Vereadores em sessão solene conduzida pelo presidente da Casa, Lucas Caregnato/PT, a partir de proposição da vereadora, relações-públicas e também jornalista Marisol Santos/PSDB, tendo aprovação unânime do plenário.

Vereadoras Andressa Marques, Marisol Santos e vereador Lucas Caregnato, respectivamente, secretária da mesa, proponente do título e presidente da Câmara Municipal, entregam placa a Silvana Toazza, ao lado de Fabiana de Lucena, coordenadora de Comunicação da Prefeitura, representando o prefeito Adiló Didomenico (foto: Jonas Rosa)
Marisol discursou em nome de todos os parlamentares e recordou do tempo em que dividiu os bancos acadêmicos com Silvana, no Curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ao relatar as origens da homenageada, na cidade de Nova Bassano/RS, e a relação de amizade que estabeleceram, a parlamentar mencionou desafios que enfrentaram, como a morte de uma amiga em comum, Elisângela Costa (vítima de um acidente de trânsito, ainda na época da graduação). Ao mesmo tempo, recordou de muitas conquistas e do espírito empreendedor da colega, que, desde 2020, além de jornalista, tornou-se empresária, ao lançar e editar o site silvanatoazza.com.br, portal voltado a assuntos ligados à economia, ao empreendedorismo e à cultura. Marisol afirmou sentir orgulho de poder homenagear uma mulher forte, que tem aberto tantos espaços para tratar de tais áreas.
"Alguém que tem valorizado de forma impecável a história de nossa região, o desenvolvimento de Caxias do Sul e a vida de quem escolheu esse lugar para viver, morar, empreender, crescer. Eu tenho em ti, Silvana Toazza, uma inspiração. Tu és uma referência no teu trabalho, uma referência de autenticidade, algo que faz de ti uma pessoa única em energia, com vontade de fazer mais e melhor todos os dias. Que a gente possa celebrar muitas alegrias ainda, minha amiga do coração, Cidadã Caxiense. Assim como eu, Caxias do Sul te abraça, esta Casa te abraça e agradece por tanto. E obrigada por ser assim tão especial, uma filha ilustre de Nova Bassano agora com dupla cidadania", enfatizou a proponente da homenagem.
Gratidão e emoção
A vereadora Marisol Santos recebeu intenso agradecimento de parte da homenageada. Silvana Toazza também agradeceu aos demais parlamentares, lideranças e aos amigos e familiares. Da família, mencionou um a um, com amorosidade, destacando, em especial, o apoio do marido, o escritor e também Cidadão Caxiense e jornalista Marcos Fernando Kirst, dos pais Altamir Mario Toazza (in memoriam) e Lurdes Zanchet Toazza, dos irmãos Sinara e Tiago e dos sobrinhos João Vitor, Laura e Rebeca.
Segundo a jornalista, liberdade e responsabilidade foram valores ensinados em casa, juntamente com o incentivo à educação e o respeito à cultura italiana, com ênfase ao Talian, que é sua segunda língua e com a qual saudou o público presente. Como os pais não conseguiram prosseguir na escola, fizeram de tudo para que os filhos tivessem uma formação, e a comunicadora demonstrou muita gratidão pelo fato deles terem lhe oportunizado o estudo. Hoje, ela compartilha a conquista do título de Cidadã Caxiense com todos e com a cidade que a acolheu e onde fez de sua história um exemplo no campo da comunicação.

Silvana homenageou a mãe, Lurdes, que possibilitou que estudasse (foto: Jonas Rosa)
"Caxias do Sul, eu te adotei para viver e aqui construir a minha história, para dedicar a minha paixão como entusiasta de empresas, empreendimentos e iniciativas inovadoras. E, agora, você, Caxias do Sul, me retribui grandemente, me concedendo este magnífico título de Cidadã Caxiense, por meio dos vereadores, que representam todos os setores da sociedade. Significa que aquilo que pulsava em nossos corações se materializa na prática. O destino possibilitou que nos encontrássemos e nos reconhecêssemos. Foi uma sintonia de almas. Sou sua filha legítima a partir de hoje e passo a ter dupla cidadania", celebrou Silvana, sublinhando, também, o quanto de boas lembranças carrega de sua terra-natal.
Neste ano de 2025, Silvana Toazza celebra datas significativas, como os 30 anos em que mora em Caxias do Sul e os cinco primeiros anos do seu portal de notícias.

Jornalista Marliva Gonçalves, professora de Silvana na faculdade,
a entrevista para a TV Câmara (foto: Jonas Rosa)
Uma trajetória de superação
Jornalista profissional formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Silvana Toazza veio residir em solo caxiense no ano de 1995, atuando como produtora de programas na Rádio Caxias, como repórter e editora da seção de Economia nos extintos jornais "Folha do Sul" e “Caxias Notícias”. Antes de se formar, atuou ainda como estagiária na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul. Formou-se em fevereiro de 2001 e, no mês seguinte, foi convidada a integrar a redação do Jornal Pioneiro, do grupo RBS. Ao longo de 19 anos, foi colunista e editora de Economia desse periódico, respondendo pela coluna "Caixa-Forte", sobre bastidores empresariais.
“No ano seguinte à minha vinda a Caxias do Sul, estava passando pela Rua Garibaldi e resolvi subir no edifício Estrela, no 21º andar, na Rádio Caxias. Lá, na recepção, pedi para falar com o Coordenador de Jornalismo – na época, Evandro Fontana. Ele gentilmente me atendeu e solicitei uma oportunidade para ser estagiária. Não sabia nem ligar o computador. Ele me disse ‘sim’, quando eu mesma dizia ‘não’ a mim", recorda, emocionada.
Anos depois, com a vinda da irmã Sinara a Caxias do Sul para cursar Engenharia Química, os desafios financeiros da família se intensificaram. Os episódios de jogo de cintura foram inúmeros, mas Silvana lembra estratégias de sobrevivência como dividir com a mana o casaco quente no inverno. “De manhã, eu ia para a faculdade com o casaco marrom e peludo. De noite, minha irmã usava o mesmo para ir à universidade. Estudávamos em turnos diferentes e dividíamos o guarda-roupas”, relembra, evocando as vezes em que trocava ficha de ônibus por guloseimas como churros e, então, ia à faculdade a pé.

Silvana Toazza comemora a coroação de sua dedicação
por Caxias do Sul (foto: Jonas Rosa)
SAIBA MAIS SOBRE A HOMENAGEADA
Natural de Nova Bassano/RS, Silvana Toazza nasceu em 13 de abril de 1975 e é filha de descendentes de imigrantes italianos que se radicaram no interior da Serra Gaúcha, unindo as famílias Zanchet e Toazza.
Ao longo de 19 anos, foi colunista e editora de Economia no jornal "Pioneiro", de Caxias do Sul, respondendo pela página "Caixa-Forte". Por suas mãos, a coluna de economia vivenciou avanços significativos ao se transformar em colorida, em página inteira e diária. Ao passar a ocupar o espaço nobre da página 2, tornou-se o "abre-alas" do jornal, não raro encabeçando os temas mais lidos no site e nas redes sociais do veículo.
Desde março de 2020, edita o site silvanatoazza.com.br, portal com assuntos ligados à Economia, ao Empreendedorismo, à Cultura e ao Bem Viver.
Junto ao marido Marcos Fernando Kirst, também jornalista, administra a empresa Calíope Comunicação, Marketing e Publicações Ltda., produzindo trabalhos de assessoria de imprensa a diversas empresas regionais, bem como os serviços de reputação de marcas, consultoria editorial e produção de livros institucionais de resgate historiográfico.
Em sua carreira, acumulou os prêmios de Destaque Comunicador da Qualidade de 2012, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); o Troféu de Jornalismo Impresso pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha em 2015; o Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, etapa local, em categorias como Inovação e Cobertura do Ano; e, em 2024, foi contemplada com o Troféu Mérito Talian, título de reconhecimento pela sua relevante contribuição em favor da Etnia Italiana nos 150 anos da Imigração Italiana.
Assista reportagem da TV Câmara: AQUI
Assista à cerimônia completa da homenagem conferida a Silvana Toazza,
em 29 de agosto de 2025, na Câmara Municipal de Vereadores:
AQUI
GALERIA COM FOTOS DE JONAS ROSA
Entre os convidados que prestigiaram a homenagem na Câmara de Vereadores, estiveram:

Ladeada pela irmã Sinara, pela mãe Lurdes e pelo irmão Tiago

Recebendo o carinho da sogra Lurdes e do
marido Marcos Fernando Kirst

Presença fiel da mana Sinara, do cunhado Ivonei,
do afilhado João Vitor e da sobrinha Laura

Cunhada Daniela, sobrinha Rebeca e irmão Tiago trouxeram afagos

Com o primo Eduardo e a tia Mônica, de Mato Grosso do Sul,
o primo Guilherme, do Paraná, além da sogra, de Ijuí, e do tio João, de Caxias

Com a presença sempre próxima da prima-irmã e amiga, Carla Todeschini Sasso

Lisete Oselame e Adriana Silva, presidente e vice-presidente
da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha, ladeiam
a colega homenageada

Lisandra de Bona, vice-presidente da Associação de Dirigentes Cristãos
de Empresas (ADCE) de Caxias do Sul, e Idalice Manchini,
presidente do Conselho Superior do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias
e vice-presidente de Comércio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Caxias do Sul,
levam seu abraço e representatividade empresarial a Silvana Toazza

Colunista social Odinha Peregrina e Silvana Toazza,
Cidadã Emérita e Cidadã Caxiense unidas

Com o prestígio de Marcia Ferronato, diretora executiva do Sindicato Empresarial de
Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho

Silvana recebe a amiga jornalista Sabrina Didoné e seus pais

Com o prestígio das amigas Dr. Dilma Tessari, ex-secretária municipal da Saúde,
e Vera Vanin, ex-primeira dama de Caxias do Sul

Empresárias Maria Beatriz Dal Pont e Marli Trentin compareceram ao evento

Sirlei Meyer, Estanis Guerra e a enfermeira Rosa Andreazza aplaudiram a homenageada

Com os amigos da cidade-natal, Ismael Pivotto e Rosane Maroso, diretora
do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, de Nova Bassano

Mariléa Bueno Vargas, amiga desde quando Silvana foi estagiária na Prefeitura de Caxias,
e o marido André levaram seu abraço caloroso

Com a jornalista Juliana Bevilaqua, ex-colega do Pioneiro e
atual sucessora da coluna Caixa-Forte, e seu marido Hiram Fros

Com a colega de pautas e press trip, a assessora de imprensa Rosângela Longhi

Com o parceiro e fornecedor da Calíope Comunicação, o contador Marcos de Souza

Com a colega jornalista de veículos de comunicação, Kelly Isis Pelisser

Com o amigo e economista José Paulo Soffredi Soares

Com a colega de faculdade, Tatiana Balbinot Matias, e seu marido

Com o carinho da escritora e pesquisadora Lisana Bertussi, ex-patrona da Feira do Livro
de Caxias, e do arquiteto Paulo Bertussi

Casal de Cidadãos Caxienses ladeados por dois ex-vices prefeitos:
Antonio Feldmann e Francisco de Assis Spiandorello

Com os colegas de profissão: Roberto Hunoff, um dos primeiros editores de Silvana,
e Marta Guerra Sfreddo, assessora de comunicação da CIC Caxias

Presença do advogado Patrick Mezzomo, um jovem promissor que Silvana
entrevistava e acompanhou seu desenvolvimento na carreira e em entidades

Ladeada pelos colegas jornalistas e assessores
de imprensa Paula Valduga e Tiago Garziera

Com a amiga, ex-colega e jornalista Raquel Quevedo,
que juntas protagonizaram recentemente um videocast

Dona Helena Espeiorin, mãe da Vania, que sempre esteve perto

O casal Sirley Sonda Massoni e Flavio levou o seu prestígio

A habilidosa musicista e empresária Eliana Braunstein leva seu afeto ao casal amigo

Liliane Giordano, Cidadã Caxiense e fotógrafa,
prestigia a homenagem ao lado de sua mãe

Os amigos Christian de Abreu e Madeline Juber marcam presença

O casal Cassiana Borilli Dini e Ricardo Dini, da Dinâmica Conteúdo,
leva o seu abraço à homenageada
Leia também:
Jornalista SILVANA TOAZZA recebe o título de Cidadã Caxiense
Confira a outra reportagem com cobertura jornalística
do evento e nova galeria de convidados:
Uma noite em que homenagens e emoção marcaram presença na Câmara de Vereadores